Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9034
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALMEIDA, Lorena Moraes-
dc.date.accessioned2025-04-08T12:04:49Z-
dc.date.available2025-04-08T12:04:49Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9034-
dc.descriptionFor a long time, the devaluation of fantasy and speculation has dominated literary critical studies. Considering this aversion, the aims that guided this analysis were to outline the factors that led to such disregard: the delimitation of the Science Fiction genre within fantastical narratives and, consequently, the conceptualization of the Proto-Science Fiction subgenre from both global and national perspectives. Finally, this study also aims to analyze the works Capitão Mendonça (1870) and A Nova Califórnia (1911) in light of these concepts. The authors who provided the theoretical foundation for constructing a timeline of the history of science on a global and Brazilian scale were, respectively, Hellemand & Bunch (2004) and Shozo Motoyama (2004), in order to understand which technological advances influenced the writers under analysis. To discuss the definition and evolution of Science Fiction in Europe and the United States, the works of Adam Roberts (2000) and Edward James (1994) were examined, as they compile insights from various other theorists also referenced in this study. The Brazilian perspective was shaped by the works of Roberto Causo (2003), Naiara Araújo (2020), and Thalita Sousa’s master’s dissertation (2021), which, in addition to aiding in the categorization of the selected works, also provide an overview of the influence of other genres on these narratives.pt_BR
dc.description.abstractPor muito tempo, a desvalorização da fantasia e da especulação dominaram os estudos críticos literários. Pensando nessa desafeição, os objetivos que nortearam essa análise foram de delinear os fatores que levaram a esse desprezo: a delimitação do gênero Ficção Científica dentre as narrativas fantasiosas e consequentemente, a conceituação do subgênero Protofoficção Científica nas perspectivas globais e nacionais. Por fim, também analisar as obras Capitão Mendonça (1870) e A Nova Califórnia (1911) sob a luz desses conceitos. Os autores que serviram como base teórica para a produção de uma linha do tempo da história da ciência mundial e brasileira foram, respectivamente, Hellemand & Bunch (2004) e Shozo Motoyama (2004) a fim de entender quais avanços tecnológicos influenciaram os escritores analisados. Para a discussão sobre a definição e evolução da FC na Europa e nos Estados Unidos foram estudados Adam Roberts (2000) e Edward James (1994) que concatenaram a visão de vários outros teóricos também mencionados no presente trabalho. A perspectiva brasileira foi direcionada pelos textos de Roberto Causo (2003), Naiara Araújo (2020) e a dissertação de mestrado de Thalita Sousa (2021) que além de auxiliar na categorização das obras também desenham um panorama da influência de outros gêneros nas obras analisadas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileira;pt_BR
dc.subjectFicção Científica;pt_BR
dc.subjectProtoficção Científicapt_BR
dc.subjectBrazilian Literature;pt_BR
dc.subjectScience Fiction;pt_BR
dc.subjectScientific protofictionpt_BR
dc.titleDiálogos entre Ciência e Literatura dos séculos XIX - XX: Uma análise estética dos contos A Nova Califórnia e Capitão Mendonçapt_BR
dc.title.alternativeDialogues between Science and Literature in the 19th - 20th centuries: An aesthetic analysis of the short stories A Nova Califórnia and Capitão Mendonçapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Letras Português-Inglês/CCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LORENA MORAES ALMEIDA.pdfTCC de Graduação379,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.