Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRODRIGUES, Anne Carollinne Cunha-
dc.date.accessioned2025-04-09T18:25:47Z-
dc.date.available2025-04-09T18:25:47Z-
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9039-
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a relação entre a formação e a atuação do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública municipal de São Luís – MA. A investigação, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, fundamenta-se em revisão bibliográfica, análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas com gestoras escolares e mães de alunos autistas. A pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal, possibilitando uma análise aprofundada das práticas de gestão voltadas para a efetivação das políticas de inclusão. Os resultados apontam que a formação acadêmica e continuada dos gestores influencia diretamente a implementação de práticas pedagógicas inclusivas, impactando tanto o planejamento quanto a mediação das relações entre docentes, famílias e demais profissionais envolvidos no atendimento aos estudantes com TEA. Identificaram-se desafios relacionados à insuficiência de recursos, sobrecarga administrativa e necessidade de maior suporte institucional para a consolidação de uma educação verdadeiramente inclusiva. Dessa forma, destaca-se a importância de investimentos contínuos na formação dos gestores, bem como na articulação entre escola, família e especialistas, a fim de garantir a efetividade das políticas educacionais inclusivas.__ABSTRACT: This research aims to understand the relationship between the training and performance of school administrators in the process of including students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a municipal public school in São Luís – MA. The study, which adopts a qualitative and exploratory approach, is based on bibliographic review, document analysis, observation, and semi-structured interviews with school administrators and mothers of autistic students. The study took place in a municipal public school, enabling an in-depth analysis of management practices aimed at implementing inclusion policies. The results indicate that both academic and continuing education of administrators directly influence the implementation of inclusive pedagogical practices, impacting planning as well as the mediation of relationships between teachers, families, and other professionals involved in supporting students with ASD. Challenges were identified, such as insufficient resources, administrative overload, and the need for greater institutional support to consolidate a truly inclusive education. Thus, the study highlights the importance of continuous investment in administrator training, as well as in the articulation between school, family, and specialists, to ensure the effectiveness of inclusive educational policies.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectformação;pt_BR
dc.subjectgestão escolar;pt_BR
dc.subjectautismo;pt_BR
dc.subjecttraining;pt_BR
dc.subjectschool management;pt_BR
dc.subjectautism.pt_BR
dc.titleA formação e atuação do gestor escolar na inclusão de alunos autistaspt_BR
dc.title.alternativeThe training and performance of school managers in the inclusion of autistic studentspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANNECAROLLINNECUNHARODRIGUES.pdfTrabalho de Conlcusão de Curso1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.