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http://hdl.handle.net/123456789/9040
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | MORAES, Eduarda Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-09T18:34:23Z | - |
dc.date.available | 2025-04-09T18:34:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9040 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: Este estudo analisa o impacto do uso de vídeos na construção do conhecimento na primeira infância, especialmente em crianças que ainda não ingressaram no ambiente escolar. O objetivo é abranger a aprendizagem obtida antes da escolarização, destacando a importância do papel da escola neste processo, pois nesse ambiente aprende-se para além do ler e escrever, proporcionando um espaço que forma e prepara a criança para o convívio social, desenvolvendo-a de forma integral. O estudo buscou compreender como os vídeos podem ser um recurso de aprendizado e de que maneira seu uso pode contribuir para o desenvolvimento infantil, ao mesmo tempo em que investiga os possíveis efeitos negativos advindos do consumo excessivo dessa ferramenta. A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa, analisando o fenômeno em seu contexto histórico-social. Para isso, utilizou-se pesquisa bibliográfica sobre ludicidade, técnicas educacionais, infâncias e ensino aprendizagem, permitindo compreender os fundamentos teóricos que sustentam a investigação. Em seguida, aplicou-se a observação participante e o estudo de caso para analisar o sujeito em seu contexto real, considerando suas particularidades e evitando generalizações. Essa abordagem permitiu compreender como os vídeos influenciam o processo de aprendizagem, incentivando também pais e profissionais da área a refletirem sobre o conteúdo acessado pelas crianças e sobre os limites necessários para um uso equilibrado dessas ferramentas tecnológicas. Os resultados indicam que o processo de ensino-aprendizagem ocorre de diversas formas e que o uso de vídeos se tornou uma ferramenta cada vez mais presente na vida infantil. Observou-se que os vídeos auxiliaram Margarida no desenvolvimento de seu conhecimento primário e na compreensão do mundo, favorecendo a aquisição de vocabulário, reconhecimento de cores e formas, além do despertar do interesse por novos temas. No entanto, o uso excessivo gerou dependência, posteriormente identificada e controlada. Essa dependência demonstrou a necessidade de supervisão para evitar impactos negativos no desenvolvimento psicológico e social da criança, pois o contato prolongado com as telas pode comprometer o desenvolvimento de habilidades sociais e motoras. Constatou-se no Estudo do Caso Margarida que sua personalidade foi influenciada pelos conteúdos consumidos e que o uso dos vídeos como simples forma de distração pode ser prejudicial, pois não deve substituir as brincadeiras tradicionais, fundamentais para a infância e para o desenvolvimento emocional e cognitivo. Conclui-se que o uso de vídeos pode ser um recurso pedagógico valioso, desde que utilizado de forma equilibrada e supervisionada. A supervisão adequada permite potencializar os benefícios e minimizar os malefícios do uso excessivo dessa ferramenta, garantindo que as crianças usufruam do conteúdo educativo sem prejuízos para outras formas de aprendizado. A pesquisa evidencia a necessidade de estudos como esse, capazes de revelar muito mais sobre as influências e contribuições das tecnologias, em especial, dos vídeos no processo de aprendizagem infantil.__This study analyzes the impact of using videos in the construction of knowledge during early childhood, especially for children who have not entered school yet. The objective is to encompass the learning acquired before formal schooling, highlighting the school's importance in this process, because learning goes beyond reading and writing in this environment, providing a space that shapes and prepares the child for social interaction, fostering their overall development. The study aimed to understand how videos can be a learning resource and how their use can contribute to child development, while investigating the possible negative effects arising from excessive consumption of this tool. The methodology adopted is based on the principles of qualitative research, analyzing the phenomenon within its historic and social context. To this end, bibliographic research on ludic activities, educational techniques, childhood and teaching-learning was used, allowing for the understanding of the theoretical foundations that support the investigation. Subsequently, participant observation and the case study were employed to analyse the subject in its real context, considering its particularities and avoiding generalizations. This approach allowed for an understanding on how the videos influence the learning process, while also encouraging parents and professionals in the field to reflect on the content accessed by children and the necessary limits for a balanced use of these technological tools. The results indicate that the teaching-learning process occurs in various ways and the use of videos has become an increasingly prevalent tool in children's lives. It was observed that the videos helped Margarida to develop her primary knowledge and comprehension of the world, fostering vocabulary acquisition, recognition of color and shapes, as well as arousing interest for new topics. However, excessive use led to dependency, which was later identified and controlled. This dependency demonstrated the need for supervision to avoid negative impacts on the child’s psychological and social development, as prolonged contact with screens can compromise the development of social and motor skills. It was found in the Case Study of Margarida that her personality was influenced by the content she consumed and that using videos as a simple form of distraction can be harmful, since they should not replace traditional games, which are essential for childhood and for emotional and cognitive progress. It is concluded that using videos can be a valuable pedagogical resource, as long as it is used in a balanced and supervised way. Adequate supervision enhances the benefits and minimizes the harm caused by excessive use of this tool, ensuring that children benefit from educational content without compromising other forms of learning. This research demonstrates the need for studies like this, capable of revealing much more about the influences and contributions of technology, particularly videos in the children's learning process. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | ensino-aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | vídeos educativos; | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento infantil; | pt_BR |
dc.subject | teaching-learning; | pt_BR |
dc.subject | educacional videos; | pt_BR |
dc.subject | child development. | pt_BR |
dc.title | O uso de vídeos na construção do conhecimento na primeira infância: um estudo de caso | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of videos in the construction of knowledge in early childhood: a case study | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EDUARDA_SILVA_MORAES.pdf | Trabalho de Conlcusão de Curso | 725,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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