Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9041
Título: “E tem brincadeira de menino e de menina?”: gênero e as brincadeiras das crianças numa instituição educativa em São Luís–MA
Título(s) alternativo(s): “And are there games for boys and girls?”: gender and children’s games in an educational institution in São Luís–MA
Autor(es): CARDOSO, Júlia Soares Serra
Palavras-chave: gênero;
educação infantil;
práticas pedagógicas;
gender;
early childhood education;
pedagogical practices.
Data do documento: 27-Fev-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Este trabalho aborda a construção e desconstrução de estereótipos de gênero em crianças por meio de atividades pedagógicas, investigando como as práticas educativas na educação infantil, fundamentadas pelo brincar, contribuem para identidades de gênero mais livres de estereótipos. O objetivo geral é investigar como as práticas educativas promovem essa construção, considerando as legislações educacionais e as experiências vivenciadas no Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória. Especificamente, busca-se refletir sobre como as brincadeiras abordam questões de gênero, analisar o papel das legislações na promoção do brincar como um direito e investigar as práticas pedagógicas e suas implicações na construção das identidades de gênero das crianças. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a pesquisa-ação como metodologia. O estudo foi desenvolvido em três momentos, combinando revisão bibliográfica, que baseia-se nas contribuições de Bíscaro (2009), Vianna (2009) e Finco (2023), entrevistas com educadoras e grupo focal com seis crianças. Foram realizadas atividades como colorir e mímica para observar as dinâmicas de gênero nas escolhas e interações infantis. Os resultados indicam que, apesar das dificuldades e resistências, a escola pode ser um espaço crucial para a transformação social. Intervenções pedagógicas que incentivam o questionamento dos estereótipos de gênero, como o estímulo à experimentação de cores e papéis, podem promover mudanças graduais nas percepções infantis, desafiando normas culturais e favorecendo o desenvolvimento de identidades de gênero mais inclusivas e flexíveis. A pesquisa destaca a importância de uma abordagem integrada entre escola e família para garantir que as práticas pedagógicas contribuam para uma educação que valorize a igualdade de gênero desde a infância, formando cidadãos mais conscientes e críticos.__ABSTRACT: This study addresses the construction and deconstruction of gender stereotypes in children through pedagogical activities, investigating how educational practices in early childhood education, grounded in play, contribute to gender identities that are freer from stereotypes. The general objective is to analyze how educational practices promote this construction, considering educational legislation and the experiences at the Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória. Specifically, the study aims to reflect on how play activities address gender issues, analyze the role of legislation in promoting play as a right, and investigate pedagogical practices and their implications for the construction of children's gender identities. The research adopts a qualitative and exploratory approach, using action research as its methodology. The study was developed in three stages, combining a literature review based on the contributions of Bíscaro (2009), Vianna (2009), and Finco (2003), interviews with educators, and a focus group with six children. Activities such as coloring and mime were carried out to observe the gender dynamics in children's choices and interactions. The results indicate that, despite difficulties and resistance, school can be a crucial space for social transformation. Pedagogical interventions that encourage questioning gender stereotypes, such as promoting the experimentation of colors and roles, can foster gradual changes in children's perceptions, challenging cultural norms and promoting the development of more inclusive and flexible gender identities. The research highlights the importance of an integrated approach between school and family to ensure that pedagogical practices contribute to an education that values gender equality from childhood, forming more conscious and critical citizens.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9041
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIA_SOARES_SERRA_CARDOSO.pdfTrabalho de Conlcusão de Curso2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.