Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9042
Título: | Humanização e a atuação pedagógica na brinquedoteca hospitalar: desafios e possíveis contribuições para crianças e adolescentes em tratamento oncológico |
Título(s) alternativo(s): | Humanization and pedagogical action in the hospital toy library: challenges and possible contributions for children and adolescents undergoing cancer treatment |
Autor(es): | PACHECO, Maria Isabela Amaral |
Palavras-chave: | humanização hospitalar; brinquedoteca hospitalar; atuação pedagógica; criança em tratamento oncológico; hospital humanization; hospital toy library; pedagogical action; child undergoing cancer treatment. |
Data do documento: | 12-Mar-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: Este trabalho monográfico tem como objetivo compreender os desafios e possíveis contribuições da humanização hospitalar e da atuação pedagógica na brinquedoteca da Casa de Apoio da Fundação Antônio Jorge Dino, no processo de hospitalização e recuperação das crianças e adolescentes em tratamento oncológico. Orientado por esse objetivo geral, busca-se ainda: conhecer a percepção dos sujeitos atuantes na brinquedoteca sobre a importância da humanização hospitalar; analisar os desafios enfrentados para desenvolver as atividades pedagógicas que fomentem as práticas de humanização hospitalar na brinquedoteca e identificar as possíveis contribuições da atuação pedagógica nesse espaço para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças e adolescentes em tratamento. Para efetivação desses objetivos, a metodologia adotada neste estudo incluiu uma pesquisa qualitativa e exploratória, cuja investigação se caracterizou como um estudo de caso centrado na brinquedoteca da Casa de Apoio. O instrumento de geração de dados foi a entrevista semiestrutura com a coordenadora da Casa de Apoio, uma pedagoga voluntária e 4 (quatro) alunas ativas e egressas do projeto de extensão “Estudar, uma ação saudável” do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Este trabalho analisou também diversas legislações referentes a temática e um levantamento bibliográfico, do tipo Estado da Questão, no Catálogo de Teses de Dissertações da CAPES e na plataforma de Periódicos da SciELO. Utilizou-se descritores como: humanização hospitalar, brinquedoteca hospitalar, atuação pedagógica, criança em tratamento oncológico, bem como o cognato criança com câncer; juntamente com o filtro ASPAS e um recorte temporal de 2005 até o ano de 2024. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo que permitiu a identificação de categorias e padrões que emergiram dos relatos das participantes das entrevistas. O suporte teórico deste estudo tem autores como: Paulo Freire (1967), Foucault (1989), Rabelo (2021), Vigotski (1998), Wallon (1968), Viegas (2008), Cunha (2008), entre outros. Os resultados indicam que as atividades pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca contribuem significativamente para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças, além de promoverem um ambiente mais acolhedor, terapêutico e humanizado. Conclui-se que a humanização e a atuação pedagógica, quando efetivamente integrada ao cuidado, desempenham um papel crucial na recuperação e qualidade de vida dos pacientes oncológicos. A pesquisa aponta que a continuidade dessa abordagem pedagógica pode fortalecer a humanização no contexto hospitalar, ampliando as possibilidades de cuidados que vão além da cura física, visando ao desenvolvimento integral dos pacientes.__ABSTRACT: This monographic work aims to understand the challenges and possible contributions of hospital humanization and pedagogical work in the toy library of the Support House of the Antônio Jorge Dino Foundation, in the hospitalization and recovery process of children and adolescents undergoing cancer treatment. Guided by this general objective, it also seeks to: understand the perception of the subjects working in the toy library about the importance of hospital humanization; analyze the challenges faced in developing pedagogical activities that promote hospital humanization practices in the toy library; and identify the possible contributions of pedagogical work in this space for the emotional, social, and cognitive development of children and adolescents undergoing treatment. To achieve these objectives, the methodology adopted in this study included a qualitative and exploratory research, whose investigation was characterized as a case study focused on the toy library of the Support House. The data generation instrument was a semi-structured interview with the coordinator of the Support House, a volunteer pedagogue and 4 (four) active and former students of the extension project “Studying, a healthy action” of the Pedagogy course at the Federal University of Maranhão. This work also analyzed several laws related to the theme and a bibliographic survey, of the State of the Question type, in the CAPES Dissertation Theses Catalog and in the SciELO Periodicals platform. Descriptors such as hospital humanization, hospital toy library, pedagogical performance, child undergoing cancer treatment, as well as the cognate child with cancer were used; together with the ASPAS filter and a time frame from 2005 to 2024. The data were analyzed through content analysis that allowed the identification of categories and patterns that emerged from the reports of the interview participants. The theoretical support for this study comes from authors such as: Paulo Freire (1967), Foucault (1989), Rabelo (2021), Vigotski (1998), Wallon (1968), Viegas (2008), Cunha (2008), among others. The results indicate that the pedagogical activities developed in the toy library contribute significantly to the emotional, social and cognitive development of children, in addition to promoting a more welcoming, therapeutic and humanized environment. It is concluded that humanization and pedagogical action, when effectively integrated into care, play a crucial role in the recovery and quality of life of cancer patients. The research indicates that the continuity of this pedagogical approach can strengthen humanization in the hospital context, expanding the possibilities of care that go beyond physical healing, aiming at the integral development of patients. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9042 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA_ISABELA_AMARAL_PACHECO.pdf | Trabalho de Conlcusão de Curso | 2,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.