Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9043
Título: O processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental: o que dizem as crianças sobre o ensino do ato de ler?
Título(s) alternativo(s): The literacy process in the 1st year of elementary school: what do children say about teaching the act of reading?
Autor(es): MURAD, Marjorie Caroline Silva de Carvalho
Palavras-chave: ato de ler;
alfabetização humanizadora;
método fônico;
pesquisa com criança;
act of reading;
humanizing literacy;
phonic method;
Research with children.
Data do documento: 11-Mar-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Ensinar a ler é uma das grandes responsabilidades da escola e tem uma importância singular na vida do ser humano, visto que a apropriação deste instrumento cultural contribui para extensão de seu próprio corpo, à medida lhe dá a possibilidade de agir sobre o mundo, bem como da sua consciência. No entanto, ainda é recorrente no meio educacional a discussão que envolve o modo como o ato de ler tem sido ensinado na escola, especialmente no que se refere a permanência de metodologias tradicionais que não consideram que as crianças estão imersas em uma sociedade textualizada. Diante disso, esta pesquisa apresenta a seguinte problemática de investigação: Qual a concepção de ler de crianças do 1º ano no Ensino Fundamental e suas implicações para a formação de leitoras de textos? Para responder a esse problema, definiu-se como objetivo geral “Analisar a concepção de ler das crianças no 1º ano do Ensino Fundamental e suas implicações para sua formação de leitoras de textos”. E por objetivos específicos: Compreender as concepções que materializam o ensino do ato de ler; Discutir os fundamentos teóricos-metodológicos para do ensino do ato de ler numa perspectiva humanizadora; Compreender o que dizem as crianças do 1º ano sobre o ensino do ato de ler a que são submetidas no processo de alfabetização. Para a materialização destes objetivos, foi necessário realizar uma pesquisa, de natureza qualitativa, utilizando a técnica do grupo focal com 10 crianças do 1º ano do ensino fundamental, de uma escola pública da Rede Municipal de São Luís-MA. Chega-se à conclusão que existe uma persistência de métodos tradicionais de alfabetização para ensinar o ato de ler, baseados na decodificação e associação grafema-fonema, que reduzem este ato cultural a exercícios mecânicos, desconsiderando o contexto sociocultural e a função da leitura como instrumento de intervenção no mundo. Assim, para as crianças investigadas, ler está relacionado à pronúncia, cujos materiais utilizados são as cartilhas ou exercícios exaustivos no quadro envolvendo palavras e frases que nada dizem a elas, implicando na formação de sujeitos que não compreendem.__ABSTRACT: Teaching reading is one of the school's greatest responsibilities and has a unique importance in the life of human beings, since the appropriation of this cultural instrument contributes to the extension of their own body, as it gives them the possibility of acting on the world, as well as their consciousness. However, the discussion surrounding the way in which the act of reading has been taught in schools is still recurrent in the educational environment, especially with regard to the persistence of traditional methodologies that do not consider that children are immersed in a textualized society. In view of this, this research presents the following research problem: What is the conception of reading of children in the 1st grade of elementary school and its implications for the formation of text readers? To answer this problem, the general objective was defined as “Analyzing the conception of reading of children in the 1st grade of elementary school and its implications for their formation as text readers”. And the specific objectives were: Understanding the conceptions that materialize the teaching of the act of reading; To discuss the theoretical and methodological foundations for teaching the act of reading from a humanizing perspective; To understand what first-grade children say about the teaching of reading to which they are subjected in the literacy process. To achieve these objectives, it was necessary to conduct a qualitative study using the focus group technique with 10 first-grade elementary school children from a public school in the Municipal Network of São Luís-MA. The conclusion is that there is a persistence of traditional literacy methods to teach the act of reading, based on decoding and grapheme-phoneme association, which reduce this cultural act to mechanical exercises, disregarding the sociocultural context and the function of reading as an instrument of intervention in the world. Thus, for the children investigated, reading is related to pronunciation, whose materials used are primers or exhaustive exercises on the board involving words and phrases that mean nothing to them, implying the formation of subjects who do not understand.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9043
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARJORIE_CAROLINE_SILVA_DE_CARVALHO_MURAD.pdfTrabalho de Conlcusão de Curso1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.