Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9044
Título: Me ensina a fazer renda que eu aprendo a preservar: uma experiência educativa cultural no Projeto Redes e Rendas da Unidade Integrada Sarney Filho no município de Raposa – MA
Título(s) alternativo(s): Teach me how to make lace and I will learn how to preserve it: a cultural educational experience in the Redes e Rendas Project of the Sarney Filho Integrated Unit in the municipality of Raposa – MA
Autor(es): OLIVEIRA, Rayanne Monteiro de
Palavras-chave: renda de bilro;
cultura popular;
educação;
bobbin lace;
popular culture;
education
Data do documento: 6-Mar-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Este trabalho investiga a presença e a valorização da renda de bilro no município de Raposa – MA, a partir da experiência educativa no projeto "Redes e Rendas" na Unidade Integrada Sarney Filho. O presente trabalho tem como objetivo conhecer o projeto Redes e Rendas e suas fases de implementação, além de observar e registrar o seu desenvolvimento no ambiente escolar. A renda de bilro é uma prática artesanal que surgiu como uma alternativa ao bordado, em Raposa, a prática foi levada por cearenses, que fugindo da seca chegaram no município e tornaram-se os primeiros moradores do local. A pesquisa analisa como essa tradição cultural pode ser integrada ao contexto escolar, promovendo a preservação da cultura local e a valorização do conhecimento popular. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os significados de cultura, cultura popular e educação e como esses termos se relacionam, além de uma pesquisa de campo com observação participante para acompanhar as atividades do projeto Redes e Rendas na escola, permitindo uma participação direta na experiência educativa cultural. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as rendeiras, estudantes e gestora da escola. Durante o processo de pesquisa, a participação ativa no projeto possibilitou não apenas a observação, mas também a vivência da prática da renda de bilro, promovendo um maior envolvimento e pertencimento à cultura local. Os resultados indicam que o ensino da renda de bilro na escola não apenas mantém viva essa tradição, mas também contribui para o aprendizado de habilidades cognitivas e sociais. Além disso, destaca-se a importância da escola como espaço de fortalecimento da identidade cultural e de transmissão intergeracional de saberes. O estudo conclui que iniciativas como o projeto Redes e Rendas são fundamentais para a valorização e preservação da cultura popular e para o desenvolvimento de uma educação mais contextualizada e significativa para os alunos.__ABSTRACT: This study investigates the presence and appreciation of bobbin lace in the municipality of Raposa – MA, based on the educational experience in the "Redes e Rendas" project at the Unidade Integrada Sarney Filho school. The objective of this study is to understand the Redes e Rendas project and its implementation phases, as well as to observe and document its development in the school environment. Bobbin lace is a traditional craft that emerged as an alternative to embroidery. In Raposa, this practice was introduced by cearenses who, fleeing drought, arrived in the municipality and became its first inhabitants. This research analyzes how this cultural tradition can be integrated into the school context, promoting the preservation of local culture and the appreciation of popular knowledge. To achieve this, a bibliographic review was conducted on the meanings of culture, popular culture, and education, and how these terms relate to each other. Additionally, a field study was carried out using participant observation to monitor the activities of the Redes e Rendas project in the school, allowing direct engagement in the cultural educational experience. Furthermore, semi structured interviews were conducted with the lace makers, students, and the school principal. During the research process, active participation in the project enabled not only observation but also direct experience with the practice of bobbin lace, fostering a greater sense of engagement and belonging to the local culture. The results indicate that teaching bobbin lace in schools not only keeps this tradition alive but also contributes to the development of cognitive and social skills. In addition, the study highlights the importance of the school as a space for strengthening cultural identity and intergenerational knowledge transmission. The study concludes that initiatives such as the Redes e Rendas project are essential for the appreciation and preservation of popular culture, as well as for the development of a more contextualized and meaningful education for students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9044
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAYANNE_MONTEIRO_DE_OLIVEIRA.pdfTrabalho de Conlcusão de Curso1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.