Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9045
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBRITO, Aline Andessa Moreira-
dc.date.accessioned2025-04-11T12:22:27Z-
dc.date.available2025-04-11T12:22:27Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9045-
dc.descriptionThis article is a reflective and sentimental account of my search for theatrical ancestry and was written based on dialogues that bring me closer to other ways of looking and rethinking my own trajectory. I look for the performative elements connected with my body that runs through subjectivities through gingado, singing, the body game that transmits its experiences, through ancestry in the scenic work. The reflections were guided by the reading of the authors Diana Taylor (2013); Jéssica Barbosa (2021); Richard Schechner (2003) and Grada Kilomba (2019). My life experiences in adolescence through experiences, exchanges of knowledge, are watersheds and reflect on the need to meet the voices of my ancestry of the knowledge that comes from it. From this perspective, I make myself, the perspective, "I am not an object of study, but a subject" by identifying and talking about the manifestations that were passed on by my grandmother, Joana Araújo Oliveira. In this way, I say who I am, I mention the women who have passed away, I present traditions, customs, I show where I am from and those who walk with me.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é um relato reflexivo e sentimental da minha busca da ancestralidade teatral e foi escrito com base em diálogos que me aproximam de outras formas de olhar e repensar a minha própria trajetória. Busco os elementos performáticos conectados com meu corpo que percorre subjetividades por meio do gingado, o canto, o jogo corporal que transmite suas experiências, por meio da ancestralidade no trabalho cênico. As reflexões foram orientadas pela leitura dos autores/as Diana Taylor (2013); Jéssica Barbosa (2021); Richard Schechner (2003) e Grada Kilomba (2019). As minhas experiências de vida na fase da adolescência por meio de vivencias, trocas de saberes, são divisores de água e reflete sobre a necessidade de ir ao encontro das vozes da minha ancestralidade do conhecimento que dele advém. Nessa perspectiva, faço-me, pois “Não sou objeto de estudo, mas sujeito” ao identificar e falar sobre as manifestações que se foram repassadas por minha avó, Joana Araújo Oliveira. Desta forma, digo quem sou, menciono as mulheres que já se foram, apresento tradições, costumes, mostro de onde sou e aquelas que andam comigo.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectTeatro ritual;pt_BR
dc.subjectMemorias em ação;pt_BR
dc.subjectPerformances;pt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectRitual theatre;pt_BR
dc.subjectMemories in action;pt_BR
dc.subjectRitualistic performances;pt_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.titleMemórias em Ação: Os sagrados banhos e rezas de minha avó Joaninhapt_BR
dc.title.alternativeMemories in Action: The sacred baths and prayers of my grandmother Joaninhapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE ANDESSA MOREIRA BRITO.pdfTCC de Graduação1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.