Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9047
Título: Educação inclusiva no ensino de ciências e biologia: estratégias pedagógicas adaptadas para alunos com transtorno do espectro autista (TEA)
Título(s) alternativo(s): Inclusive education in science and biology teaching: pedagogical strategies adapted for students with autism spectrum disorder (ASD)
Autor(es): PEREIRA, Luziene da Conceição
Palavras-chave: educação inclusiva;
Transtorno do Espectro Autista;
ensino de Ciências;
biologia;
estratégias pedagógicas.
inclusive education;
Autism Spectrum Disorder;
science teaching;
biology;
pedagogical strategies.
Data do documento: 18-Fev-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A educação inclusiva é um princípio fundamental que busca garantir o acesso igualitário ao ensino para todos os alunos, independentemente de suas características e habilidades. No contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a inclusão educacional exige estratégias pedagógicas adaptadas para atender às necessidades específicas desses estudantes. Este trabalho investiga práticas pedagógicas que promovem a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia. A metodologia utilizada foi a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), analisando publicações entre 2015 e 2023 nos portais Google Acadêmico e Periódicos CAPES. A busca utilizou palavras-chave combinadas por operadores booleanos, resultando em 1126 e 33 estudos, respectivamente. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 12 artigos do Google Acadêmico e 4 da CAPES. A partir da RSL foi elaborado um plano de aula com uma estratégia de inclusão, fundamentado nos resultados dos trabalhos analisados. Os estudos analisados incluem seis para turmas regulares, três especificamente para alunos com TEA, dois com proposta de atividades e oito relatos de professores, alguns trabalhos se enquadram em mais de uma categoria. Os resultados evidenciam a eficácia de tecnologias assistivas, jogos lúdicos, modelos concretos e adaptações curriculares no aprendizado de estudantes com TEA. Também se destaca a importância da formação continuada de professores para uma abordagem inclusiva eficaz.
Descrição: ABSTRACT Inclusive education is a fundamental principle that seeks to ensure equal access to education for all students, regardless of their characteristics and abilities. In the context of Autism Spectrum Disorder (ASD), educational inclusion requires adapted pedagogical strategies to meet the specific needs of these students. This study investigates pedagogical practices that promote the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the teaching of Science and Biology. The methodology used was a Systematic Literature Review (SLR), analyzing publications from 2015 to 2023 in the Google Scholar and CAPES Journals databases. The search was conducted using keywords combined with Boolean operators, resulting in 1,126 and 33 studies, respectively. After applying inclusion and exclusion criteria, 12 articles from Google Scholar and 4 from CAPES were selected. Based on the SLR, a lesson plan with an inclusion strategy was developed, grounded in the findings of the analyzed studies. The reviewed studies include six focused on regular classrooms, three specifically for students with ASD, two proposing activities, and eight reporting teachers' experiences, with some studies fitting into more than one category. The results highlight the effectiveness of assistive technologies, educational games, concrete models, and curricular adaptations in the learning process of students with ASD. Additionally, the importance of continuous teacher training for an effective inclusive approach is emphasized.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9047
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

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