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http://hdl.handle.net/123456789/9049
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SILVA, Edlan Carvalho | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Juliana Valéria Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T18:40:13Z | - |
dc.date.available | 2025-04-11T18:40:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9049 | - |
dc.description | ABSTRACT Games offer a unique opportunity for social interaction, learning, and entertainment, not merely serving as a pastime. They hold great relevance for humanity in various aspects, including social, cultural, technological, and economic domains, among others. Considering their importance and evolution throughout history, interest has emerged in exploring the complex relationship between analog and digital games, aiming to create a synthesis between both worlds. The intersection of digital and analog realms represents a new frontier in board game development, challenging designers to innovate and craft unique experiences for players. In this context, the present study aimed to explore the development of a board game inspired by digital Battle Royale games, analyzing how the characteristic elements of this genre can be adapted to the analog format of board games, contributing to the diversification and expansion of this universe. For this project, the methodologies of Schreiber (2009) and Farias & Silva (2016) were combined, following the stages of immersion, ideation, game design, game testing, evaluation, and graphic design. As a result, the board game Reinos was created, featuring a narrative of regions in conflict, where only one can become the ruler. The game offers a new perspective on how digital mechanics can be adapted to the physical format while preserving the essence of the original. Thus, it is believed that this project can attract new audiences, bridging the gap between digital and analog gaming, fostering more social and engaging experiences, and serving as a source of inspiration for future projects in Game Design — especially those that seek to integrate digital and analog elements. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Os jogos oferecem uma oportunidade única para interação social, aprendizado e diversão, não se caracterizando apenas como passatempo. Eles possuem grande relevância para a humanidade, sejam elas sociais, culturais, tecnológicas, econômicas e/ou diversas outras. Considerando sua importância e evolução ao longo da história, emergiu-se o interesse de explorar a complexa relação entre os jogos analógicos e jogos eletrônicos, buscando criar uma síntese entre ambos os universos. A intersecção entre os mundos digital e analógico representa uma nova fronteira no desenvolvimento de jogos de tabuleiro, desafiando os designers a inovar e criar experiências únicas para os jogadores. Neste contexto, o presente trabalho se propôs a explorar o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro com inspirações oriundas dos jogos digitais Battle Royales, onde foram analisados como os elementos característicos desse gênero podem ser adaptados para o formato analógico dos jogos de tabuleiro, contribuindo para a diversificação e expansão deste universo. Para a realização deste projeto foram utilizadas a união das metodologias de Schreiber (2009) e Farias e Silva (2016), passando pelas etapas de imersão, ideação, game design, game test, avaliação e design gráfico. Como resultado, obteve-se a criação do jogo de tabuleiro “Reinos”, que acompanha a narrativa de regiões em conflito onde apenas uma poderá ser a governante. O jogo oferece uma nova perspectiva de como as mecânicas digitais podem ser adaptadas para o formato físico, mantendo a essência do original. Desta maneira, acredita-se que este projeto possa atrair novos públicos, como do meio digital para o analógico, ajudando a proporcionar momentos mais sociais e envolventes, além de servir como fonte de inspiração para projetos futuros na área de Design de jogos, especialmente aqueles que buscam integrar elementos digitais e analógicos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | design de jogos; | pt_BR |
dc.subject | Battle Royale; | pt_BR |
dc.subject | jogo de tabuleiro. | pt_BR |
dc.subject | game design; | pt_BR |
dc.subject | Battle Royale; | pt_BR |
dc.subject | board game. | pt_BR |
dc.title | Da tela ao tabuleiro: projeto e desenvolvimento de jogo de tabuleiro inspirado nos jogos digitais de Battle Royale | pt_BR |
dc.title.alternative | From screen to board: design and development of a board game inspired by digital Battle Royale games | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EDLANSILVA _JULIANAFERREIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 4,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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