Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9050
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Gleycinara Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T18:43:49Z | - |
dc.date.available | 2025-04-11T18:43:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9050 | - |
dc.description | Abstract This article aims to demonstrate how design and its methodologies contributed to the development of educommunicative alternatives through infographics in São Luís - MA. Despite the implementation of the Reverse Logistics System (RLS) in the state capital of Maranhão in 2021, the lack of environmental education on the part of the public constitutes an obstacle to the effectiveness of the initiative. Therefore, it was essential to explore methods that facilitate user understanding, such as infographics, to guide the population towards correct attitudes, considering that environmental issues are constantly inserted in our daily lives. To achieve this purpose, the research applied the Design Science Research (DS/DSR) method, aimed at studying phenomena in an attempt to understand them and propose solutions to existing problems. As a result, two animated infographics were developed, whose positive acceptance by the public was analyzed through insights from social networks. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo Este estudo tem como objetivo demonstrar como o Design e suas metodologias contribuíram para desenvolver alternativas educomunicativas por intermédio da Infografia no município de São Luís - MA. Apesar da implementação do Sistema de Logística Reversa (SLR) na capital maranhense em 2021, a falta de educação ambiental por parte do público configura um empecilho para a efetividade da iniciativa. Portanto, foi imprescindível explorar métodos que facilitem a compreensão do usuário, como os infográficos, para guiar a população em direção a atitudes corretas, tendo em vista que a temática ambiental está constantemente inserida em nosso cotidiano. Para alcançar esse propósito, a pesquisa aplicou o método Design Science Research (DS/DSR), voltado para estudo de fenômenos em busca de compreendê-lo e propor soluções para os problemas existentes. Como resultado, foram desenvolvidos dois infográficos animados, cuja aceitação positiva pelo público foi analisada através de insights das redes sociais. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | educomunicação; | pt_BR |
dc.subject | design; | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental; | pt_BR |
dc.subject | infografia. | pt_BR |
dc.subject | educommunication; | pt_BR |
dc.subject | design; | pt_BR |
dc.subject | Environmental education; | pt_BR |
dc.subject | infography. | pt_BR |
dc.title | Educomunicação por intermédio da infografia: Infográficos animados para educação ambiental em São Luís-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Educommunication through infography: Animated infographics for environmental education in São Luís-MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GleycinaraSantosSilva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.