Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9051
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Igor Felipe Campos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T18:47:29Z | - |
dc.date.available | 2025-04-11T18:47:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9051 | - |
dc.description | ABSTRACT Deaf people, through visual-motor experience and sign language, perceive the world differently than hearing people. In Brazil, the language used by this community is Brazilian Sign Language (Libras), which has historically faced barriers due to the imposition of oralism. It is believed that the development of graphic materials can be an effective strategy to contribute to the learning and dissemination of this language among children and young people in educational training. Based on this perspective, this study explores the role of design and illustration as inclusive tools in education, promoting the development of empathetic individuals. The research was conducted using a methodological procedure adapted from Lobach (2001) and Peón (2003). As a result, an illustrated educational primer was developed to introduce Libras. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO As pessoas surdas, por meio da experiência visual-motora e da língua de sinais, percebem o mundo de forma diferente dos ouvintes. No Brasil, a língua utilizada por essa comunidade é a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que historicamente enfrentou barreiras devido à imposição do oralismo. Acredita-se que o desenvolvimento de materiais gráficos pode ser uma estratégia eficaz para contribuir com a aprendizagem e a disseminação dessa língua entre crianças e jovens em formação educacional. Com base nessa perspectiva, este estudo explora o papel do design e da ilustração como ferramentas inclusivas na educação, promovendo o desenvolvimento de indivíduos empáticos. A pesquisa foi conduzida a partir de um procedimento metodológico adaptado de Lobach (2001) e Peón (2003). Como resultado, foi desenvolvida uma cartilha educacional ilustrada para introdução à Libras. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | libras; | pt_BR |
dc.subject | ilustração; | pt_BR |
dc.subject | design; | pt_BR |
dc.subject | inclusão. | pt_BR |
dc.subject | libras; | pt_BR |
dc.subject | illustration; | pt_BR |
dc.subject | design; | pt_BR |
dc.subject | inclusion. | pt_BR |
dc.title | Design de cartilha ilustrada sobre o ensino de uma comunicação básica de libras para o público infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Design of an illustrated booklet on teaching basic communication in sign language to children | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IGORFELIPECAMPOSNASCIMENTO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.