Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorD’OLIVEIRA, Luís Felipe Bezerra Barbosa-
dc.date.accessioned2025-04-14T12:51:03Z-
dc.date.available2025-04-14T12:51:03Z-
dc.date.issued2025-03-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9056-
dc.descriptionAbstract: In Nelson Rodrigues’ debut work in theater A mulher sem pecado, the main character, Olegário, seems to go against the conventional logic of jealousy as he acts towards articulating situations in which his wife Lídia is repeatedly seduced and required to prove her loyalty to him, only then convincing him of his love. This inversion, despite the apparent break with romantic logic, seems to suggest an interpretation closer to the theory of triangular desire, or mimetic desire, formulated by French scholar René Girard (1923-2015), especially in his works Mentira romântica e verdade romanesca (2009) e Coisas ocultas desde a fundação do mundo (2009), in which the author states that human desire necessarily goes through the mimesis of another’s desire for an object. In this sense, this article seeks to understand, through and analysis of the Brazilian writer’s play in the light of the French scholar’s ideas, how jealousy acts in the process of desire to which the characters are subjected, making sure to unveil the inevitably violent consequences triggered in the plot and the way in which we could characterize these characters, using the Girardian notions of desire, masochism and sadism as a guiding thread. For this reason, we consider the hypothesis that Rodrigues’ play could be classified as a ‘’Romanesque’’ work.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Na peça A mulher sem pecado, obra de estreia de Nelson Rodrigues (1912- 1980) no teatro, a personagem principal, Olegário, parece contrariar a lógica convencional do ciúme na medida em que, claramente, atua no sentido de proporcionar cortejos à sua amada, Lídia, e ela seja testada repetidamente, somente assim comprovando seu amor. Tal inversão, a despeito da aparente quebra da lógica romântica, parece aventar uma interpretação análoga à teoria do desejo triangular, ou desejo mimético, formulada pelo teórico francês René Girard (1923-2015), em especial em suas obras Mentira romântica e verdade romanesca (2009) e Coisas ocultas desde a fundação do mundo (2009), nas quais o autor afirma que o desejo humano atravessa necessariamente a mimese do desejo de outrem por um objeto. Nesse sentido, o presente artigo busca entender, através da análise da peça do escritor brasileiro à luz das ideias do teórico francês, como atua o ciúme no processo de desejo no qual as personagens estão submetidas, cuidando em desvelar as consequências inevitavelmente violentas acionadas na trama e a maneira como poderíamos caracterizar tais personagens, tendo como fio condutor as noções girardianas de desejo, masoquismo e sadismo. Por esse motivo, levantamos a hipótese da tipificação da peça de Rodrigues como uma obra “romanesca”.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectA mulher sem pecado;pt_BR
dc.subjectTeoria mimética;pt_BR
dc.subjectCiúmept_BR
dc.subjectThe sinless woman;pt_BR
dc.subjectMimetic theory;pt_BR
dc.subjectJealousypt_BR
dc.titleA “VERDADE ROMANESCA” EM A MULHER SEM PECADO DE NELSON RODRIGUES: UMA ANÁLISE DO CIÚME À LUZ DA TEORIA MIMÉTICA DE RENÉ GIRARDpt_BR
dc.title.alternativeTHE “ROMANESQUE TRUTH” IN NELSON RODRIGUES' SINLESS WOMAN RODRIGUES: AN ANALYSIS OF JEALOUSY IN THE LIGHT OF THE MIMETIC THEORY OF RENÉ GIRARDpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Letras Português-Inglês/CCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUÍS FELIPE BEZERRA BARBOSA D’OLIVEIRA.pdfTCC de Graduação312,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.