Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9056
Título: | A “VERDADE ROMANESCA” EM A MULHER SEM PECADO DE NELSON RODRIGUES: UMA ANÁLISE DO CIÚME À LUZ DA TEORIA MIMÉTICA DE RENÉ GIRARD |
Título(s) alternativo(s): | THE “ROMANESQUE TRUTH” IN NELSON RODRIGUES' SINLESS WOMAN RODRIGUES: AN ANALYSIS OF JEALOUSY IN THE LIGHT OF THE MIMETIC THEORY OF RENÉ GIRARD |
Autor(es): | D’OLIVEIRA, Luís Felipe Bezerra Barbosa |
Palavras-chave: | A mulher sem pecado; Teoria mimética; Ciúme The sinless woman; Mimetic theory; Jealousy |
Data do documento: | 5-Mar-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Resumo: Na peça A mulher sem pecado, obra de estreia de Nelson Rodrigues (1912- 1980) no teatro, a personagem principal, Olegário, parece contrariar a lógica convencional do ciúme na medida em que, claramente, atua no sentido de proporcionar cortejos à sua amada, Lídia, e ela seja testada repetidamente, somente assim comprovando seu amor. Tal inversão, a despeito da aparente quebra da lógica romântica, parece aventar uma interpretação análoga à teoria do desejo triangular, ou desejo mimético, formulada pelo teórico francês René Girard (1923-2015), em especial em suas obras Mentira romântica e verdade romanesca (2009) e Coisas ocultas desde a fundação do mundo (2009), nas quais o autor afirma que o desejo humano atravessa necessariamente a mimese do desejo de outrem por um objeto. Nesse sentido, o presente artigo busca entender, através da análise da peça do escritor brasileiro à luz das ideias do teórico francês, como atua o ciúme no processo de desejo no qual as personagens estão submetidas, cuidando em desvelar as consequências inevitavelmente violentas acionadas na trama e a maneira como poderíamos caracterizar tais personagens, tendo como fio condutor as noções girardianas de desejo, masoquismo e sadismo. Por esse motivo, levantamos a hipótese da tipificação da peça de Rodrigues como uma obra “romanesca”. |
Descrição: | Abstract: In Nelson Rodrigues’ debut work in theater A mulher sem pecado, the main character, Olegário, seems to go against the conventional logic of jealousy as he acts towards articulating situations in which his wife Lídia is repeatedly seduced and required to prove her loyalty to him, only then convincing him of his love. This inversion, despite the apparent break with romantic logic, seems to suggest an interpretation closer to the theory of triangular desire, or mimetic desire, formulated by French scholar René Girard (1923-2015), especially in his works Mentira romântica e verdade romanesca (2009) e Coisas ocultas desde a fundação do mundo (2009), in which the author states that human desire necessarily goes through the mimesis of another’s desire for an object. In this sense, this article seeks to understand, through and analysis of the Brazilian writer’s play in the light of the French scholar’s ideas, how jealousy acts in the process of desire to which the characters are subjected, making sure to unveil the inevitably violent consequences triggered in the plot and the way in which we could characterize these characters, using the Girardian notions of desire, masochism and sadism as a guiding thread. For this reason, we consider the hypothesis that Rodrigues’ play could be classified as a ‘’Romanesque’’ work. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9056 |
Aparece nas coleções: | TCC de Letras Português-Inglês/CCH |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUÍS FELIPE BEZERRA BARBOSA D’OLIVEIRA.pdf | TCC de Graduação | 312,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.