Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9057
Título: | PERSPECTIVAS DO MATRIARCADO AFRICANO NO FILME PANTERA NEGRA: WAKANDA PARA SEMPRE |
Título(s) alternativo(s): | PERSPECTIVES ON AFRICAN MATRIARCHY IN THE MOVIE BLACK PANTHER: WAKANDA FOREVER |
Autor(es): | LOPES, Larissa Silva |
Palavras-chave: | Matriarcado; Pantera negra; Afrofuturismo Matriarchy; Black Panther; Afofuturism |
Data do documento: | 27-Mar-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | RESUMO: O matriarcado como bem coloca Diop (1974) é caracterizado justamente por uma colaboração que se torna harmoniosa de ambos os sexos, fazendo assim com que se tenha certa oposição sobre o que é colocado por autores colonialistas, que sempre colocam o matriarcado como um sistema no qual as mulheres teriam uma imposição sobre o homem e que as mulheres obteriam uma dominação da sociedade toda. A história da África colonial nos remete sobre como muitas rainhas africanas que tinham poder político nas sociedades africanas. O presente artigo tem por objetivo estudar a representação da mulher negra no filme Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, analisando também como se faz presente um discurso social, cultural e representativo das sociedades matriarcais no longa-metragem. Foram utilizados conceitos de Cheik Anta Diop (1974), OyèrónkéOyewùmí (2004) e Nah Dove (2017), a respeito dos fatores sociais, culturais e históricos que contribuíram para a forma de organização matriarcal presentes nas sociedades africanas. Para mais, a pesquisa traz uma análise uma reflexão sobre o Afrofuturismo que se encontra presente no filme, salientando quais são as imagens simbólicas que movimentam a negritude e o negro no futuro. Metodologicamente, o presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, na qual compreenderá o levantamento do material bibliográfico como livros, teses, dissertações, monografias, internet, etc. O longa Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, é um grande motor que inova a maneira de representar as mulheres negras, que têm um papel central tanto na política, quanto na relação com os demais personagens e nas cenas de ação. Os resultados evidenciados mostram como o enredo do filme é totalmente voltado para o matriarcado africano, ao empoderamento feminino, tendo dessa forma as mulheres como protagonistas. |
Descrição: | ABSTRACT: Matriarchy, as Diop (1974) rightly states, is characterized precisely by a collaboration that becomes harmonious between both sexes, thus creating a certain opposition to what is proposed by colonialist authors, who always present matriarchy as a system in which women would have an imposition over men and in which women would obtain domination of the entire society. The history of colonial Africa reminds us of how many African queens had political power in African societies. This article aims to study the representation of black women in the film Black Panther: Wakanda Forever, also analyzing how a social, cultural and representative discourse of matriarchal societies is present in the feature film. Concepts from Cheik Anta Diop (1974), OyèrónkéOyewùmí (2004) and Nah Dove (2017) were used regarding the social, cultural and historical factors that contributed to the form of matriarchal organization present in African societies. Furthermore, the research provides an analysis and reflection on Afrofuturism that is present in the film, highlighting the symbolic images that drive blackness and black people in the future. Methodologically, this work consists of a bibliographical research, which will include the survey of bibliographical material such as books, theses, dissertations, monographs, internet, etc. The film Black Panther: Wakanda Forever is a great engine that innovates the way of representing black women, who have a central role both in politics and in the relationship with the other characters and in the action scenes. The results show how the plot of the film is totally focused on the African matriarchy, on female empowerment, thus having women as protagonists. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9057 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LARISSA SILVA LOPES.pdf | TCC de Graduação | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.