Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9060
Título: Conhecimento dos professores de educação física da rede pública em primeiros socorros na escola
Título(s) alternativo(s): Knowledge of public school physical education teachers regarding first aid at school
Autor(es): COSTA, Breno Santana
Palavras-chave: Educação Física;
Primeiros Socorros;
Professores;
Rede Pública de Ensino
Physical Education;
First Aid;
Teachers;
Public School System
Data do documento: 28-Fev-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) explora o tema "Conhecimento dos Professores de Educação Física da Rede Pública em Primeiros Socorros na Escola". A pesquisa tem como objetivo investigar o nível de conhecimento dos professores de Educação Física da rede pública em relação aos primeiros socorros e sua preparação para lidar com situações de emergência no ambiente escolar. Utilizando uma metodologia bibliográfica, foram revisadas fontes de literatura acadêmica, livros, artigos científicos e materiais pertinentes sobre primeiros socorros, educação física escolar e formação de professores. A revisão da literatura fornece uma base teórica sólida para compreender a importância dos primeiros socorros na escola e os desafios enfrentados pelos professores de Educação Física nesse contexto. Os resultados destacam a necessidade de uma formação mais abrangente e específica em primeiros socorros para os professores de Educação Física, a fim de capacitá-los a lidar com incidentes médicos e traumas que possam ocorrer durante as atividades escolares. Além disso, são discutidas possíveis estratégias e intervenções para melhorar o conhecimento e a preparação dos professores nesse aspecto crucial da segurança escolar. Este estudo contribui para o campo da Educação Física escolar ao evidenciar a importância dos primeiros socorros na formação dos professores e na promoção de um ambiente escolar seguro e preparado para lidar com emergências médicas. As recomendações derivadas desta pesquisa podem auxiliar na elaboração de programas de capacitação e políticas educacionais que visem fortalecer as competências dos professores nesse domínio fundamental.
Descrição: This undergraduate thesis explores the topic "Knowledge of Public School Physical Education Teachers in First Aid at School". The research aims to investigate the level of knowledge of public school physical education teachers regarding first aid and their preparation to deal with emergency situations in the school environment. Using a bibliographic methodology, sources of academic literature, books, scientific articles, and relevant materials on first aid, school physical education, and teacher training were reviewed. The literature review provides a solid theoretical basis for understanding the importance of first aid in school and the challenges faced by physical education teachers in this context. The results highlight the need for more comprehensive and specific training in first aid for physical education teachers, in order to enable them to deal with medical incidents and traumas that may occur during school activities. Additionally, possible strategies and interventions are discussed to improve teachers' knowledge and preparation in this crucial aspect of school safety. This study contributes to the field of school physical education by highlighting the importance of first aid in teacher training and in promoting a safe school environment prepared to deal with medical emergencies. The recommendations derived from this research can assist in the development of training programs and educational policies aimed at strengthening teachers' competencies in this fundamental domain.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9060
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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