Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9064
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | LOPES, Cezar Leonardo Couto | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T16:23:55Z | - |
dc.date.available | 2025-04-14T16:23:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9064 | - |
dc.description | This study aims to analyze the experiences and challenges faced by students from the Federal University of Maranhão who enrolled in the Physical Education Degree course during the COVID-19 pandemic, focusing on adaptation to remote teaching and its impact on learning and academic life. To this end, a qualitative research was carried out, using the autobiographical narratives of 12 (twelve) students who entered UFMA during the pandemic period (2020 - 2021), who were willing to participate. They were invited to write an autobiographical narrative letter reflecting on their academic and personal experiences during the remote period, presenting the following topics: a) Challenges faced in adapting to remote teaching; b) Impact on socialization and academic life; c) Coping strategies and support received; d) Expectations for the future and the return to in-person teaching. The students' reports brought to light socioeconomic and infrastructural problems that impacted access to technological resources during remote classes, as well as pedagogical issues that hindered teaching and learning processes, in addition to making the most of online experiences. On the other hand, during the pandemic, rich experiences were promoted within the scope of teacher training projects, such as PIBID and Pedagogical Residency, which served to enhance the knowledge and skills of teachers' lives. Furthermore, the need for institutional policies that guarantee pedagogical, technological and emotional support to students became evident, reducing inequality in access to education and promoting a more welcoming environment. Therefore, the experience of the pandemic further highlighted what teaching needs to be: dynamic, inclusive and accessible for different contexts. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo analisar as experiências e desafios enfrentados pelos alunos da Universidade Federal do Maranhão que ingressaram no curso de Licenciatura em Educação Física, durante a pandemia de COVID-19, com foco na adaptação ao ensino remoto e seu impacto na aprendizagem e na vida acadêmica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, recorrendo às narrativas autobiográficas de 12 (doze) discentes ingressantes da UFMA durante o período de pandemia (2020 - 2021), que se dispuseram a participar. No ensejo, foram convidados a produzir uma carta narrativa autobiográfica refletindo sobre suas experiências acadêmicas e pessoais durante o período remoto, apresentando os seguintes tópicos: a) Desafios enfrentados na adaptação ao ensino remoto; b) Impacto na socialização e na vida acadêmica; c) Estratégias de enfrentamento e apoio recebido; d) Expectativas para o futuro e o retorno ao ensino presencial. Os relatos dos/as discentes trouxeram à tona problemas de ordem socioeconômica e infraestrutural, que impactaram no acesso aos recursos tecnonógicos durante as aulas remotas, bem como questões pedagógicas que, dificultaram os processos de ensino e aprendizagem, além do bom aproveitamento das experiências on-line. Por outro lado, durante a pandemia, foram promovidas vivências ricas no âmbito de projetos de formação docente, como o PIBID e a Residência pedagógica, que serviram para potencializar saberes e fazeres da vida do/a professor/a. Para mais, ficou evidente a necessidade de políticas institucionais que garantam suporte pedagógico, tecnológico e emocional aos estudantes, reduzindo a desigualdade no acesso ao ensino e promovendo um ambiente mais acolhedor. Portanto, a experiência da pandemia sobrelevou ainda mais o que o ensino precisa ser: dinâmico, inclusivo e acessível para diferentes contextos. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Pandemia; | pt_BR |
dc.subject | ensino remoto; | pt_BR |
dc.subject | tecnologias; | pt_BR |
dc.subject | educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Pandemic; | pt_BR |
dc.subject | remote teaching; | pt_BR |
dc.subject | technologies; | pt_BR |
dc.subject | school physical education | pt_BR |
dc.title | Desafios formativos em tempos de Pandemia da Covid-19: Narrativas autobiográficas de discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFMA – São Luís | pt_BR |
dc.title.alternative | Training challenges in times of the Covid-19 pandemic: Autobiographical narratives of students of the Bachelor's Degree in Physical Education at UFMA – São Luís | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEZAR LEONARDO COUTO LOPES.pdf | TCC de Graduação | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.