Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Diego de Sena-
dc.date.accessioned2025-04-14T16:34:56Z-
dc.date.available2025-04-14T16:34:56Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9066-
dc.descriptionPlay is recognized as an essential childhood activity, loaded with social meanings that reflect the way children interact with the world around them. With this in mind, the main aim of this study is to understand girls' and boys' favorite games by analyzing drawings produced by children in the third year of elementary school in public schools located in western Maranhão. In order to analyze the favorite games that girls and boys portrayed from the children's drawings produced in the classroom, an exploratory research of a quali-quanti nature was carried out, using the theme “what is your favorite game”. With a total of one hundred and eight (108) productions collected in the cities of Santa Inês, Santa Luzia, Pindaré-Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Tufilândia, Igarapé do Meio and Monção, during the second semester of 2024. The drawings were organized into categories, including: traditional games, sports games, symbolic games, games with toys and games with animals. After analyzing the drawings of the games, it was identified that the traditional categories concentrate the greatest diversity and adherence, reflecting the cultural roots and importance of games that involve a popular context. Symbolic house games show the persistence of gender stereotypes, with girls tending towards activities that involve imagination or make-believe. In the category of sports games, the dominance of soccer among boys confirms its prominent position in sociocultural contexts where this sport is widely valued, and this is also constituted in games with toys, in which the ball is a toy only used by boys, while the doll is only used by girls, suggesting that certain toys are still strongly marked by stereotypes. Another point that stands out is that of animal games, with only one drawing among the girls, suggesting low popularity and limited access. Thus, through the drawings it was possible to strengthen the understanding of children's cultures and the diversity of games in which children create, give new meanings and share their experiences by exploring different activities without gender restrictions.pt_BR
dc.description.abstractA brincadeira é reconhecida como uma atividade essencial da infância, carregada de significados sociais que refletem o modo como as crianças interagem com o mundo ao seu redor. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo central compreender as brincadeiras preferidas de meninas e meninos por meio da análise de desenhos produzidos por crianças do 3º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas situadas no oeste do Maranhão. Para analisar as brincadeiras preferidas que meninas e meninos retrataram a partir dos desenhos infantis produzidos em sala de aula, realizou-se uma pesquisa exploratória de natureza qualiquanti, por meio da temática “qual a sua brincadeira preferida”. Com um total de cento e oito (108) produções coletadas nas cidades de Santa Inês, Santa Luzia, Pindaré-Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Tufilândia, Igarapé do Meio e Monção, durante o segundo semestre de 2024. Os desenhos foram organizados em categorias, dentre as quais: brincadeiras tradicionais, brincadeiras esportivas, brincadeiras simbólicas, brincadeiras com brinquedos e brincadeiras com animais. Analisados os desenhos das brincadeiras, identificou-se que as categorias tradicionais concentram maior diversidade e adesão, refletindo o enraizamento cultural e a importância das brincadeiras que envolvem contexto popular. As brincadeiras simbólicas de casinha evidenciam a persistência de estereótipos de gênero, com meninas tendendo a atividades que envolvem a imaginação ou faz de conta. Na categoria de brincadeiras esportivas, a dominância do futebol, entre os meninos confirma sua posição de destaque em contextos socioculturais onde esse esporte é amplamente valorizado, e isso também é constituído nas brincadeiras com brinquedos, na qual a bola é brinquedo somente utilizado pelos meninos, enquanto a boneca é somente utilizada pelas meninas, sugerindo que certos brinquedos ainda são fortemente marcados por estereótipos. Outro ponto sobrelevado é o das brincadeiras com animais apresentando apenas um desenho entre as meninas, sugerindo baixa popularidade e acesso limitado. Assim, por meio dos desenhos foi possível fortalecer a compreensão das culturas infantis e a diversidade das brincadeiras em que as crianças criam, dão novos significados e compartilham suas experiências explorando diferentes atividades sem restrições de gênero.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectBrincadeiras;pt_BR
dc.subjectDesenho infantil;pt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGames;pt_BR
dc.subjectChildren's drawings;pt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.title“BRINCADEIRAS DE MENINA E BRINCADEIRAS DE MENINO”: PRODUÇÕES CULTURAIS INFANTIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO OESTE DO MARANHÃOpt_BR
dc.title.alternative“GIRLS’ GAMES AND BOYS’ GAMES”: CHILDREN’S CULTURAL PRODUCTIONS IN PUBLIC SCHOOLS IN WESTERN MARANHÃOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO DE SENA SILVA.pdfTCC de Graduação1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.