Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9067
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dc.contributor.authorSENA, Loise Cristina Borges-
dc.date.accessioned2025-04-14T16:38:27Z-
dc.date.available2025-04-14T16:38:27Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9067-
dc.description.abstractRESUMO: Salões de beleza têm uma relação estreita com a hospitalidade e a competitividade, pois são negócios que dependem da satisfação dos seus clientes e da capacidade de se destacar em um mercado altamente competitivo. Percebe-se que as relações de hospitalidade são significativas, embora não sejam estrategicamente pensadas para atrair novos clientes. Além disso, diferentes tipos de salões variam em seu público-alvo e suas formas de hospitalidade podem ser adaptadas para cada público, seja ele infantil feminino ou masculino. O objetivo geral desta pesquisa é compreender de que forma a hospitalidade pode ser considerada uma estratégia competitiva no âmbito da prestação de serviços em salões de beleza. Os objetivos específicos são os seguintes: verificar a compreensão dos gestores de salões de beleza em relação à hospitalidade; identificar relações de hospitalidade no âmbito da prestação dos serviços de salões de beleza; analisar a hospitalidade como possível estratégia competitividade em salões de beleza. Em relação aos procedimentos metodológicos, pode-se dizer que: a pesquisa é exploratória, qualitativa, realizada a partir de um estudo de casos múltiplos (YIN, 2002) e se faz uso da análise de conteúdo. Em relação aos resultados, foi possível perceber que a hospitalidade afeta na manutenção e atração de clientes: o recepcionar, hospedar, alimentar e entreter são importantes estratégias competitivas; outra, mas não menos importante, é que a qualidade dos serviços prestados faz diferença frente à concorrência. Assim, podemos constatar que a hospitalidade é um diferencial competitivo no ramo de salões de beleza e influencia para a percepção de qualidade dos clientes dos estabelecimentos estudados.___ABSTRACT Beauty salons have a close relationship with hospitality and competitiveness, as they are businesses that largely depend on customer satisfaction and the ability to stand out in a highly competitive market. It is recognized that hospitality relationships are particularly significant, although they are not used as much to attract new customers. Furthermore, different types of salons vary in their target audience, and their forms of hospitality may be different for each audience, whether it be female or male children. The general objective of this research is to understand how hospitality can be considered a competitive strategy in the context of providing services in beauty salons. The specific objectives are as follows: to verify the understanding of beauty salon managers regarding hospitality, identify hospitality relationships within the provision of beauty salon services, and analyze hospitality as a possible competitive strategy in beauty salons. The chosen methodology for this research was exploratory, qualitative, multiple case studies, and content analysis (YIN, 2002). Regarding the results, it was possible to perceive that hospitality affects the maintenance and attraction of customers: receiving, hosting, feeding, and entertaining are important competitive strategies. Another, but no less important, factor is that the quality of services provided makes a difference compared to the competition. Thus, we can conclude that hospitality is a competitive advantage in the field of beauty salons.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecthospitalidade;pt_BR
dc.subjectserviços;pt_BR
dc.subjectcompetitividade;pt_BR
dc.subjectsalões de beleza;pt_BR
dc.subjecthospitality;pt_BR
dc.subjectservices;pt_BR
dc.subjectcompetitiveness;pt_BR
dc.subjectbeauty salons.pt_BR
dc.titleHospitalidade e competitividade em salões de beleza: um estudo de casos múltiplos em São Luís do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeHospitality and competitiveness in beauty salons: a multiple case study in São Luís do Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

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