Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Isabele Chaves-
dc.date.accessioned2025-04-14T17:05:27Z-
dc.date.available2025-04-14T17:05:27Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9072-
dc.descriptionThis study aims to analyze the development of Physical Education in High School over the years 2019-2024. This study is a narrative review of the High School Reform and its implications for Physical Education through articles available in the databases. In the studies analyzed, there were criticisms of the New High School, regarding the area of insertion of Physical Education, the workload and the way in which the contents will be worked. The effort regarding student participation in the construction of the contents was evidenced, such as the option of formative itineraries for the construction of flexible content that assists in decision-making and autonomy of young people, but there was concern about a possible emptying of the curricular component of Physical Education. It is concluded that Physical Education has faced changes that modified its curricular structure and its insertion in school education, evidencing the fragility of the subject as a curricular component and making it necessary to encourage research on contents and the role of the teacher in Physical Education in High School.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da Educação Física no Ensino Médio ao longo dos anos de 2019-2024. O presente estudo trata-se de uma revisão narrativa acerca da Reforma do Ensino Médio e suas implicações na Educação Física através de artigos disponíveis nas bases de dados. Nos estudos analisados houveram críticas ao Novo Ensino Médio, com relação a área de inserção da Educação Física, a carga horaria e a forma que os conteúdos serão trabalhados. Evidenciou-se o esforço com relação a participação do aluno na construção dos conteúdos, como a opção de itinerários formativos para a construção de um conteúdo flexível que auxilie na tomada de decisões e autonomia dos jovens, mas demonstrou preocupação com um possível esvaziamento do componente curricular da Educação Física. Conclui-se que a Educação Física enfrentou mudanças que modificaram sua estrutura curricular e sua inserção na educação escolar, evidenciando a fragilidade da disciplina como componente curricular e tornando-se necessário o incentivo a pesquisas sobre conteúdos e o papel do professor no Educação Física no Ensino Médio.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjecteducação física;pt_BR
dc.subjectensino médio;pt_BR
dc.subjectconteúdos;pt_BR
dc.subjectnovo ensino médiopt_BR
dc.subjectphysical education;pt_BR
dc.subjecthigh school;pt_BR
dc.subjectcontents;pt_BR
dc.subjectnew high schoolpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: Uma revisão narrativa dos últimos cinco anospt_BR
dc.title.alternativePHYSICAL EDUCATION IN HIGH SCHOOL: A narrative review of the last five yearspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABELE CHAVES COSTA.pdfTCC de Graduação310,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.