Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9072
Título: | EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: Uma revisão narrativa dos últimos cinco anos |
Título(s) alternativo(s): | PHYSICAL EDUCATION IN HIGH SCHOOL: A narrative review of the last five years |
Autor(es): | COSTA, Isabele Chaves |
Palavras-chave: | educação física; ensino médio; conteúdos; novo ensino médio physical education; high school; contents; new high school |
Data do documento: | 26-Fev-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da Educação Física no Ensino Médio ao longo dos anos de 2019-2024. O presente estudo trata-se de uma revisão narrativa acerca da Reforma do Ensino Médio e suas implicações na Educação Física através de artigos disponíveis nas bases de dados. Nos estudos analisados houveram críticas ao Novo Ensino Médio, com relação a área de inserção da Educação Física, a carga horaria e a forma que os conteúdos serão trabalhados. Evidenciou-se o esforço com relação a participação do aluno na construção dos conteúdos, como a opção de itinerários formativos para a construção de um conteúdo flexível que auxilie na tomada de decisões e autonomia dos jovens, mas demonstrou preocupação com um possível esvaziamento do componente curricular da Educação Física. Conclui-se que a Educação Física enfrentou mudanças que modificaram sua estrutura curricular e sua inserção na educação escolar, evidenciando a fragilidade da disciplina como componente curricular e tornando-se necessário o incentivo a pesquisas sobre conteúdos e o papel do professor no Educação Física no Ensino Médio. |
Descrição: | This study aims to analyze the development of Physical Education in High School over the years 2019-2024. This study is a narrative review of the High School Reform and its implications for Physical Education through articles available in the databases. In the studies analyzed, there were criticisms of the New High School, regarding the area of insertion of Physical Education, the workload and the way in which the contents will be worked. The effort regarding student participation in the construction of the contents was evidenced, such as the option of formative itineraries for the construction of flexible content that assists in decision-making and autonomy of young people, but there was concern about a possible emptying of the curricular component of Physical Education. It is concluded that Physical Education has faced changes that modified its curricular structure and its insertion in school education, evidencing the fragility of the subject as a curricular component and making it necessary to encourage research on contents and the role of the teacher in Physical Education in High School. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9072 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISABELE CHAVES COSTA.pdf | TCC de Graduação | 310,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.