Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FERREIRA FILHO, José Raimundo Macêdo | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T17:12:12Z | - |
dc.date.available | 2025-04-14T17:12:12Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9073 | - |
dc.description | The effects of affection on the teaching and learning process in school Physical Education have been discussed by various authors over the years. From these discussions, it was observed that physical and cognitive development is directly related to affection, which, according to Henri Wallon, is essential for human development. This study aims to understand the impact of affection on school Physical Education, analyzing research conducted on the subject between 2014 and 2024, and identifying how affection influences teaching and learning in Physical Education classes. The specific objectives were to review studies on affection in the field using the main research tools; identify how affection relates to students and content in classes; and point out the possible directions for studying affection in school Physical Education. The methodology adopted was a literature review, using the Google Scholar, CAPES Periodicals, and SciELO databases. The articles collected were organized into categories and discussed later. The results showed that affection is linked to the development of social skills and the promotion of a culture of respect and inclusion, which are essential for the formation of conscious and collaborative citizens. It is concluded that emotional relationships in the educational process are of great importance. Affection not only motivates students but also influences their learning experiences, creating a more welcoming and cooperative environment. The development of affective bonds between teachers and students, as well as among students themselves, facilitates a more meaningful and enjoyable learning experience. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os efeitos da afetividade no processo de ensino e aprendizado na Educação Física Escolar têm sido discutidos por diversos autores ao longo dos anos. A partir dessas discussões, observou-se que o desenvolvimento físico e cognitivo está diretamente relacionado ao afeto, que, segundo Henri Wallon, é essencial para o desenvolvimento humano. Este estudo tem como objetivo geral entender os impactos da afetividade na Educação Física Escolar, analisando as pesquisas feitas sobre o tema entre 2014 e 2024, e identificando como o afeto influencia o ensino e o aprendizado nas aulas de Educação Física. Como objetivo específico, procurou-se revisar os estudos sobre afetividade na área, usando as principais ferramentas de busca; identificar como o afeto se relaciona com os alunos e o conteúdo nas aulas; e apontar os possíveis caminhos para o estudo da afetividade na Educação Física Escolar. A metodologia adotada foi uma pesquisa de revisão de literatura, utilizando as bases de dados Google Acadêmico, Periódicos CAPES e SciELO. Os artigos coletados foram organizados em categorias e discutidos posteriormente. Os resultados mostraram que a afetividade está ligada ao desenvolvimento de habilidades sociais e à promoção de uma cultura de respeito e inclusão, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e colaborativos. Conclui-se que as relações emocionais no processo educativo têm grande importância. A afetividade não só motiva os alunos, como também influencia suas experiências de aprendizado, criando um ambiente mais acolhedor e cooperativo. A construção de vínculos afetivos entre professores e alunos, assim como entre os próprios alunos, facilita um aprendizado mais significativo e prazeroso. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Educação Física; | pt_BR |
dc.subject | Ensino; | pt_BR |
dc.subject | Afetividade; | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Physical Education; | pt_BR |
dc.subject | Teaching; | pt_BR |
dc.subject | Affection; | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Afetividade no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física | pt_BR |
dc.title.alternative | Affection in the teaching and learning process in Physical Education classes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ RAIMUNDO MACÊDO FERREIRA FILHO.pdf | TCC de Graduação | 905,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.