Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9074
Título: | O ensino de alunos surdos nas aulas de Educação Física escolar: contribuições das pesquisas acerca do processo de inclusão |
Título(s) alternativo(s): | Teaching deaf students in Physical Education classes at school: contributions from research on the inclusion process |
Autor(es): | ALVES, Laíze Neves |
Palavras-chave: | Educação Física Escolar; Surdos; Inclusão School Physical Education; Deaf; Inclusion |
Data do documento: | 27-Fev-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | RESUMO: O presente artigo tem como objetivo revisar na literatura científica pesquisas acerca do ensino da educação física para alunos surdos, no contexto da inclusão, dentro das escolas. Para a metodologia, utilizou-se a revisão bibliográfica integrativa, no qual, foi feito o levantamento de artigos científicos, sendo 23 deles analisados e somente 6 aptos para a pesquisa, publicados entre 2014 e 2024, com foco em pesquisas aplicadas em escolas, envolvendo alunos e/ou professores. Com as etapas: definição do problema, estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão, busca sistemática da literatura e seleção dos estudos, análise dos estudos selecionados, e sintetização dos resultados. Os resultados verificam que o principal desafio dos professores de educação física escolar na inclusão de alunos surdos é a falta de domínio da Libras e consequentemente, a precariedade da comunicação com os mesmos. Concluindo-se que, há uma significativa necessidade em se conscientizar, formar e capacitar professores de educação física escolar no que tange à educação inclusiva de alunos surdos. |
Descrição: | ABSTRACT: This article aims to review scientific literature on the teaching of physical education to deaf students, in the context of inclusion, within schools. For the methodology, an integrative bibliographic review was used, in which a survey of scientific articles was carried out, 23 of which were analyzed and only 6 were suitable for research, published between 2014 and 2024, focusing on applied research in schools, involving students and/or teachers. With the following steps: definition of the problem, establishment of inclusion and exclusion criteria, systematic search of the literature and selection of studies, analysis of the selected studies, and synthesis of the results. The results verify that the main challenge for school physical education teachers in the inclusion of deaf students is the lack of mastery of Libras and, consequently, the precariousness of communication with them. Concluding that there is a significant need to raise awareness, train and qualify school physical education teachers regarding the inclusive education of deaf students. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9074 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laíze Neves Alves.pdf | TCC de Graduação | 633,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.