Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9075
Título: | A invenção da velhice e outras historinhas |
Título(s) alternativo(s): | The invention of old age and other stories |
Autor(es): | SOARES, Laurilúcio Militão |
Palavras-chave: | Envelhecimento; Neurociência; Processo de Envelhecimento; Vida Saúdavel; Etarismo Aging; Neuroscience; Aging Process; Healthy Living; Ageism |
Data do documento: | 13-Mar-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A velhice, enquanto uma etapa da vida humana, tem sido interpretada e representada de diferentes maneiras ao longo da história, carregando estigmas e preconceitos que influenciam a percepção da sociedade. Em um contexto contemporâneo, no qual a população idosa cresce de forma acelerada, compreender como essas percepções são formadas e refletidas no contexto social atual de uma sociedade que evolui com bastante rapidez é essencial. Este estudo aborda a construção social da velhice e suas implicações, refletindo sobre a maneira como os meios de comunicação e senso comum construíram uma imagem negativa e preconceituosa do processo de envelhecimento, e com isso buscar uma visão mais positiva e inclusiva desta fase da vida. O objetivo da pesquisa foi investigar como a percepção da velhice é construída e representada em diferentes contextos sociais e educacionais, analisando como essas representações impactam no dia a dia das pessoas em diferentes contextos da vida social contemporânea. Com base nessa investigação, o trabalho buscou desmistificar estereótipos e entender a relevância de uma abordagem mais integradora e respeitosa que valorize as potencialidades dos idosos. Para alcançar esses objetivos, adotou-se uma metodologia qualitativa, que envolveu uma revisão da literatura histórica e cultural sobre a velhice. A conclusão deste trabalho destaca a importância de uma mudança na perspectiva da velhice, indo além dos estereótipos de fragilidade e declínio. Com base nos achados, foi possível sugerir uma nova visão sobre esta fase da vida que respeita a diversidade etária e incentivam um envelhecimento ativo e saudável. O estudo mostrou que, para promover o bem-estar dos idosos, é fundamental criar um ambiente educativo em diversas esferas da sociedade que celebre suas capacidades e experiências, reafirmando a velhice como uma fase rica em potencialidade e aprendizado. |
Descrição: | Old age, as a stage of human life, has been interpreted and represented in different ways throughout history, carrying stigmas and prejudices that influence society's perception. In a contemporary context, in which the elderly population is growing rapidly, understanding how these perceptions are formed and reflected in the current social context of a rapidly evolving society is essential. This study addresses the social construction of old age and its implications, reflecting on the way in which the media and common sense have constructed a negative and prejudiced image of the aging process, and thereby seeking a more positive and inclusive view of this stage of life. The objective of the research was to investigate how the perception of old age is constructed and represented in different social and educational contexts, analyzing how these representations impact people's daily lives in different contexts of contemporary social life. Based on this investigation, the work sought to demystify stereotypes and understand the relevance of a more inclusive and respectful approach that values the potential of the elderly. To achieve these objectives, a qualitative methodology was adopted, which involved a review of the historical and cultural literature on old age. The conclusion of this work highlights the importance of a change in the perspective of old age, going beyond the stereotypes of frailty and decline. Based on the findings, it was possible to suggest a new vision of this phase of life that respects age diversity and encourages active and healthy aging. The study showed that, in order to promote the well-being of the elderly, it is essential to create an educational environment in various spheres of society that celebrates their capabilities and experiences, reaffirming old age as a phase rich in potential and learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9075 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LAURILÚCIO MILITÃO SOARES.pdf | TCC de Graduação | 470,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.