Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9076
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dc.contributor.authorFERREIRA, Leonardo Lindoso-
dc.date.accessioned2025-04-14T17:35:01Z-
dc.date.available2025-04-14T17:35:01Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9076-
dc.descriptionThis monograph addresses the theme of the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the context of Physical Education classes. The research aims to analyze the historical process of inclusion in Physical Education, discuss the importance of including students with ASD in Physical Education classes, understand the challenges and opportunities encountered by teachers and students in this process, exploring strategies and pedagogical practices that promote effective and inclusive participation. This work consists of a bibliographic review on the inclusion of students in Physical Education classes. Thus, it aims to explore and analyze monographs, dissertations and articles that deal with the theme, seeking to provide a historical contextualization regarding this process of inclusion. The intention is to conduct a qualitative and exploratory research. The theme requires careful attention. It is also necessary to construct an exploratory investigation with the intention of understanding the object of study in a clear way. The study begins with a literature review that contextualizes inclusion in the educational context, highlighting the importance of Physical Education as a fundamental component for the integral development of students, including those with ASD. Key concepts related to inclusion, ASD, and adaptive pedagogical practices are addressed. The results indicate that, despite the challenges faced, the implementation of inclusive strategies favors the active participation and social and emotional development of students with ASD. Strategies such as adapting activities, visual communication, establishing clear routines, and the use of sensory resources have proven effective in promoting inclusion. The monograph also highlights the importance of ongoing teacher training, aiming to train them to deal more effectively with the diversity present in their classrooms. Given the results, it is concluded that inclusive Physical Education for students with Autism Spectrum Disorder is not only possible, but essential to ensure full access and participation of all students. It is recommended that these inclusive practices be expanded, as well as that successful experiences be disseminated and shared, in order to inspire and guide other Physical Education professionals and contribute to the construction of a more inclusive society.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia aborda a temática da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA no contexto das aulas de Educação Física. A pesquisa visa analisar o processo histórico da inclusão na Educação Física, discorrer sobre a importância da inclusão dos alunos com TEA nas aulas de Educação Física, compreender os desafios e oportunidades encontrados por professores e alunos nesse processo, explorando estratégias e práticas pedagógicas que promovam uma participação efetiva e inclusiva. Este trabalho consiste numa revisão bibliográfica sobre a inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física. Dessa maneira, prende-se explorar e analisar monografias, dissertações e artigos que tratam sobre a temática buscando fazer uma contextualização histórica a respeito deste processo de inclusão. Pretende-se realizar uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório. O tema exige um olhar cuidadoso. É necessário ainda construir uma investigação exploratória com a intenção de compreender o objeto de estudo de forma clara. O estudo inicia-se com uma revisão bibliográfica que contextualiza a inclusão no contexto educacional, destacando a importância da Educação Física como componente fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos, inclusive daqueles com TEA. São abordados conceitos-chave relacionados à inclusão, TEA e práticas pedagógicas adaptativas. Os resultados indicam que, apesar dos desafios enfrentados, a implementação e estratégias inclusivas favorece a participação ativa e o desenvolvimento social e emocional dos alunos com TEA. Estratégias como adaptação de atividades, comunicação visual, estabelecimento de rotinas claras e o uso de recursos sensoriais mostraram-se eficazes na promoção da inclusão. A monografia destaca também a importância da formação continuada dos professores, visando capacitá-los para lidar de forma mais efetiva com a diversidade presente em suas salas de aula. Diante dos resultados, conclui-se que a Educação Física inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro Autista é não apenas possível, mas essencial para garantir o pleno acesso e participação de todos os estudantes. Recomenda-se a ampliação dessas práticas inclusivas, bem como a divulgação e compartilhamento de experiências bemsucedidas, a fim de inspirar e orientar outros profissionais da Educação Física e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação Física Inclusiva;pt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista;pt_BR
dc.subjectInclusão Escolar;pt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicas Adaptativaspt_BR
dc.subjectInclusive Physical Education;pt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder;pt_BR
dc.subjectSchool Inclusion;pt_BR
dc.subjectAdaptive Pedagogical Practicespt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: A INCLUSÃO DE ALUNOS DO ESPECTRO AUTISTA NA SALA DE AULApt_BR
dc.title.alternativeINCLUSIVE PHYSICAL EDUCATION: INCLUSION OF STUDENTS ON THE AUTISM SPECTRUM IN THE CLASSROOMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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