Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9077
Título: O novo ensino médio e a Educação Física Escolar: análise em uma escola da rede pública estadual de ensino médio de acordo com a BNCC na cidade de São Luís do Maranhão
Título(s) alternativo(s): The new high school and Physical Education at School: Analysis in a public state high school according to the BNCC in the city of São Luís, Maranhão
Autor(es): SANTOS, Lucas Eduardo Reis dos
Palavras-chave: Novo Ensino Médio;
Educação Física Escolar;
BNCC;
Currículo
New High School Model;
School Physical Education;
BNCC;
Curriculum
Data do documento: 10-Mar-2025
Editor: UFMA
Resumo: O presente estudo tem como tema a implementação do Novo Ensino Médio e seus impactos na disciplina de Educação Física em uma escola da rede pública estadual de São Luís do Maranhão, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo principal é analisar a implementação da Educação Física no contexto do Novo Ensino Médio em uma escola da rede estadual de São Luís, Maranhão. A justificativa para esta pesquisa se dá pela relevância da Educação Física no desenvolvimento dos jovens, tanto em aspectos motores quanto socioemocionais, e pela necessidade de compreender se a reforma do Ensino Médio tem garantido a valorização dessa disciplina dentro do currículo escolar. Além disso, busca-se avaliar se a flexibilização curricular proposta pela BNCC contribui para uma abordagem mais significativa da Educação Física, considerando a realidade de uma escola pública estadual. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa, baseada em análise documental da BNCC e do currículo estadual, além da aplicação de entrevistas com professores de Educação Física. A observação da prática escolar também foi realizada para verificar a efetividade da Educação Física dentro do Novo Ensino Médio. Os resultados apontam que, embora a BNCC enfatize a importância da Educação Física na formação integral dos estudantes, sua aplicação enfrenta desafios, como a redução da carga horária, a falta de infraestrutura adequada e a dificuldade de integração com os itinerários formativos. No entanto, os professores demonstram esforços para adaptar suas práticas, promovendo atividades que estimulem a autonomia dos alunos e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Conclui-se que, apesar das dificuldades, a Educação Física continua a desempenhar um papel fundamental na formação dos estudantes, sendo necessário maior investimento e apoio para que suas diretrizes sejam efetivamente aplicadas no contexto do Novo Ensino Médio.
Descrição: This study focuses on the implementation of the New High School and its impacts on the subject of Physical Education in a public school in the state of São Luís, Maranhão, considering the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). The main objective is to analyze the implementation of Physical Education in the context of the New High School in a state school in São Luís, Maranhão. The justification for this research is given by the relevance of Physical Education in the development of young people, both in motor and socio-emotional aspects, and by the need to understand whether the reform of High School has guaranteed the valorization of this subject within the school curriculum. In addition, it seeks to evaluate whether the curricular flexibility proposed by the BNCC contributes to a more meaningful approach to Physical Education, considering the reality of a public state school. Methodologically, the study adopts a qualitative approach, based on documentary analysis of the BNCC and the state curriculum, in addition to the application of interviews with Physical Education teachers. Observation of school practice was also carried out to verify the effectiveness of Physical Education within the New High School. The results indicate that, although the BNCC emphasizes the importance of Physical Education in the comprehensive education of students, its application faces challenges, such as reduced workload, lack of adequate infrastructure, and difficulty in integrating it with educational itineraries. However, teachers demonstrate efforts to adapt their practices, promoting activities that stimulate student autonomy and the development of socio-emotional skills. It is concluded that, despite the difficulties, Physical Education continues to play a fundamental role in student education, requiring greater investment and support so that its guidelines are effectively applied in the context of the New High School.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9077
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS EDUARDO REIS DOS SANTOS.pdfTCC de Graduação987,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.