Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9078
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dc.contributor.authorAMORIM, Marcelo Augusto Soares-
dc.date.accessioned2025-04-14T17:49:28Z-
dc.date.available2025-04-14T17:49:28Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9078-
dc.descriptionElectronic games have been increasingly attracting interest in education, especially in the context of school games. This study proposes a systematic review to investigate the role of electronic games in school games, aiming to understand how this tool can contribute to students' learning and development. The review covered a wide range of sources, including academic articles, reports, and theses, focusing on the last decades. The results reveal that electronic games have the potential to promote playful learning, student engagement, and cognitive, social, and motor skills. However, gaps in the literature were also identified, such as the lack of robust empirical studies and the need to investigate the long-term impacts of electronic games on school games. It is concluded that there is a solid foundation for the integration of electronic games in the school environment, but further research is needed to better understand their potential and challenges. This study provides valuable insights for educators, researchers, and policymakers interested in the use of electronic games as an educational tool in school games.pt_BR
dc.description.abstractOs jogos eletrônicos têm despertado crescente interesse na educação, especialmente no contexto dos jogos escolares. Este estudo propõe uma revisão sistemática para investigar o papel dos jogos eletrônicos nos jogos escolares, buscando compreender como essa ferramenta pode contribuir para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos. A revisão abrangeu uma ampla gama de fontes, incluindo artigos acadêmicos, relatórios e teses, com foco nas últimas décadas. Os resultados revelam que os jogos eletrônicos têm potencial para promover a aprendizagem lúdica, engajamento dos alunos e habilidades cognitivas, sociais e motoras. No entanto, também foram identificadas lacunas na literatura, como a falta de estudos empíricos robustos e a necessidade de investigar os impactos a longo prazo dos jogos eletrônicos nos jogos escolares. Conclui-se que há uma base sólida para a integração dos jogos eletrônicos no ambiente escolar, mas são necessárias mais pesquisas para entender melhor seu potencial e desafios. Este estudo oferece insights valiosos para educadores, pesquisadores e formuladores de políticas interessados na utilização dos jogos eletrônicos como ferramenta educacional nos jogos escolares.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectJogos eletrônicos;pt_BR
dc.subjectJogos escolares;pt_BR
dc.subjectEducação;pt_BR
dc.subjectAprendizagem lúdica;pt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectElectronic games;pt_BR
dc.subjectSchool games;pt_BR
dc.subjectEducation;pt_BR
dc.subjectPlayful learning;pt_BR
dc.subjectEngagementpt_BR
dc.titleJOGOS ELETRÔNICOS NOS JOGOS ESCOLARES: Um estudo de revisão sistemáticapt_BR
dc.title.alternativeELECTRONIC GAMES IN SCHOOL GAMES: A systematic review studypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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