Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Mary Cidia Monteiro Sousa-
dc.date.accessioned2025-04-14T17:59:25Z-
dc.date.available2025-04-14T17:59:25Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9079-
dc.descriptionThis study aimed to understand, through children's drawings, the manifestations of games and play among third-year students from public elementary schools (early years) located in eight cities in the west (Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios) and extreme west of the state of Maranhão (Buriticupu). To ensure a more detailed investigation, specific objectives were defined: identifying and characterizing the manifestations of games and play within the universe of children's body culture in the researched cities; analyzing the differences and similarities in play activities inside and outside the school environment, highlighting aspects of daily life revealed in children's cultural productions; and initiating a survey of ludic culture using drawings as a means of expression. This approach sought to capture the nuances of the multiple childhood territories in Maranhão to understand how children construct and experience their playful activities, considering them as historical and social actors of their time. The research was conducted between August and November 2024 in eight municipal schools of the selected cities. This study is exploratory in nature, as its purpose was to deepen the topic and achieve the proposed objectives, as well as to answer the research questions. Furthermore, we conducted a field study using a qualitative-quantitative approach. The analysis was carried out through the classification, description, and interpretation of play activities depicted in 290 drawings produced by 140 children, respecting the freedom of some to create more drawings than initially requested. Based on the drawings, it was found that traditional play activities are the most preferred among children, forming a significant part of the ludic cultures observed in this study, followed by sports-related games, chase games, and those involving toys or artifacts. We conclude that, despite being geographically dispersed across different cities, Maranhão’s children share common elements in their ludic manifestations, evidencing a regional cultural identity expressed through play. This uniformity in certain aspects suggests the existence of a common cultural substrate that permeates the different localities of the west and extreme west of the state. At the same time, each city presents its own particularities, reflecting the specific characteristics of its socio-cultural and environmental contexts, further enriching the cultural mosaic of the region.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo apreender por meio da produção de desenhos infantis, as manifestações de jogos e brincadeiras de crianças do 3º ano de escolas públicas de Ensino Fundamental, anos iniciais, situadas em 8 (oito) cidades do oeste (Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios) e extremo-oeste do estado do Maranhão (Buriticupu). Para assegurar um maior detalhamento da pesquisa foram definidos objetivos específicos como identificar e caracterizar as manifestações de jogos e brincadeiras do universo da cultura corporal infantil nas cidades pesquisadas e, analisar as diferenças e similaridades no brincar/jogar dentro e fora do ambiente escolar, destacando aspectos do cotidiano revelados nas produções culturais infantis, a fim de iniciar um levantamento da cultura lúdica utilizando desenhos como meio de expressão, buscando capturar as nuances dos múltiplos territórios infantis maranhenses para compreender como as crianças constroem e vivenciam suas experiências lúdicas, sendo atores históricos e sociais do seu tempo. A pesquisa foi realizada nos meses de agosto e novembro de 2024, em 8 (oito) escolas municipais das cidades pesquisadas. O estudo é do tipo exploratório, visto que o propósito foi aprofundamento do tema e alcance dos objetivos, assim como obter as respostas das questões de investigação. Além disso, propusemo-nos a realizar uma pesquisa de campo, utilizando a abordagem quali-quantitativa. A análise ocorreu por meio da classificação, descrição e interpretação das brincadeiras evidenciadas em 290 desenhos elaborados por 140 crianças, respeitando a liberdade de algumas em desenhar mais do que foi solicitado. Com base nos desenhos foi possível constatar que as brincadeiras tradicionais ocupam o primeiro lugar na preferência das crianças ao brincar, fazendo parte do repertório das culturas lúdicas infantis desse estudo, seguidas pelas brincadeiras esportivas, de perseguição e com brinquedos ou artefatos. Concluímos que as crianças maranhenses, embora geograficamente dispersas pelas diferentes cidades pesquisadas, compartilham elementos comuns em suas manifestações lúdicas, evidenciando uma identidade cultural regional que se expressa por intermédio do brincar. Esta uniformidade em determinados aspectos sugere a existência de um substrato cultural comum que permeia as diferentes localidades do oeste e extremo-oeste do estado. Simultaneamente, cada cidade apresenta suas particularidades, refletindo as características específicas de seus contextos socioculturais e ambientais, o que enriquece ainda mais o mosaico cultural da região.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectBrincadeiras;pt_BR
dc.subjectDesenho Infantil;pt_BR
dc.subjectCultura Lúdica Infantil Maranhensept_BR
dc.subjectPlay Activities;pt_BR
dc.subjectChildren's Drawing;pt_BR
dc.subjectMaranhão’s Ludic Child Culturept_BR
dc.titleMAPA MARANHENSE DO BRINCAR: Produções culturais infantis de cidades do oeste e extremo-oeste do estadopt_BR
dc.title.alternativeMARANHENSE PLAY MAP: Children's cultural productions from cities in the west and far west of the statept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARY CIDIA MONTEIRO SOUSA COSTA.pdfTCC de Graduação2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.