Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/907
Título: INFLUÊNCIA DO MARKETING NUTRICIONAL NO CONSUMO DE SUPLEMENTOS EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE SÃO LUÍS-MA
Autor(es): Silva, Karlla Priscilla da Cruz
Palavras-chave: Marketing
Propaganda nutricional
Suplemento esportivo
Academias de ginástica
Rotulagem
Nutrição Esportiva
Marketing
Nutritional advertising
Sports supplement
Health clubs
Labeling
Sports nutrition
Data do documento: 6-Abr-2016
Resumo: Este estudo, de caráter descritivo quantitativo, objetivou avaliar os principais meios de promoção do marketing nutricional dos suplementos alimentares, verificando a intervenção destes meios em frequentadores de academias, usuários dos referidos produtos. A amostra compôs-se 300 indivíduos frequentadores de academias de ambos os sexos. Utilizou-se questionário estruturado não validado, delimitando ao corrente estudo questões quanto ao uso e fontes de informação de suplementos. Os resultados demonstraram que 32,7% usavam suplementos alimentares. O elemento mais chamativo nas embalagens dos suplementos foi a tabela nutricional 32,3%. Sentiram-se influenciados pelo tamanho da letra nos rótulos 40,8% dos usuários de suplementos. Dos consumidores 57,1% confirmaram a visita aos sites e/ou redes sociais das marcas de suplementos antes da aquisição, sendo depoimentos de usuários e produtos itens mais investigados, 76,8% alega influência da visita na compra de suplementos. Facebooke Instagram foram as redes sociais mais utilizadas. Acompanhavam algum nutricionista ou blogueiro fitness 37,7% e 34,8%, respectivamente, sendo que 35,2% tiraram dúvidas sobre alimentação e atividade física. Consumidores de suplementos alimentares e usuários das redes sociais totalizam 48 indivíduos, 50% assumiram seguir dicas de suplementos indicados por nutricionista ou blogueiro, 54,2% acreditavam que tais indicações eram ideais para seus objetivos. Conclui-se que consumidores de suplementos estão vulneráveis as inúmeras e diversificadas informações nutricionais propagadas, especialmente por meio da internet. Portanto é necessário que meios de promoção do marketing nutricional sejam trabalhados para formar consumidores mais seletivos e atentos aos elementos informativos e persuasivos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Nutrição da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Bacharel em Nutrição.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/907
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Nutrição do Campus do Bacanga

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