Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9080
Título: Percepção dos professores sobre a redução da carga horária de educação física após a reforma do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Teachers’ perception of the reduction in physical education workload after the high school reform
Autor(es): MENDES, Mateus Raimundo Baima
Palavras-chave: Ensino Médio;
Educação Física;
Carga Horária
High School;
Physical Education;
Workload
Data do documento: 26-Fev-2025
Editor: UFMA
Resumo: Um estudo da percepção de professores de Educação Física que atuam no ensino médio, sobre a redução de carga horária nas redes públicas de ensino. Destaca-se dentro dos impactos gerados pela reforma do Ensino Médio, a substancialidade de identificar as consequências geradas pela redução da carga horária da Educação Física no Ensino Médio. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção de professores sobre a redução da carga horária da área da Educação Física nas escolas públicas após a reforma do ensino médio. Já os objetivos específicos procuraram: identificar os principais problemas vivenciados pelos professores de Educação Física nas escolas a partir da dinâmica da redução da carga horária no ensino médio; também caracterizar os impactos da redução da carga horária no cotidiano dos alunos em sua apropriação com a área da Educação Física na escola; levantar os impactos gerados pela redução da carga horária no cotidiano da gestão pedagógica do componente curricular. Para tanto, se adotou como recurso metodológico, uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada. Percebeu-se com os resultados, que a redução da carga horária de Educação Física gerou problemas no trabalho dos professores, no cotidiano dos alunos e nas ações da gestão escolar. No qual os principais foram os seguintes: redução das aulas práticas; conteúdo reduzido, devido a carga horária insuficiente; desinteresse pelas aulas de educação física; desenvolvimento motor prejudicado e aumento do sedentarismo; redução do quadro de professores de Educação Física. O estudo apresentou os prejuízos impostos pela reforma e os impactos para os sujeitos ligados diretamente ao ensino médio, com ênfase nas consequencias geradas peda redução da carga da horária. Concluí-se que essa reforma é um regresso no processo educacional, prejudicando de maneira direta os alunos, que passaram a não ter acesso a todos os conhecimentos relevantes.
Descrição: A study of the perception of Physical Education teachers who work in high schools about the reduction of workload in public schools. Among the impacts generated by the reform of high school, the substantiality of identifying the consequences generated by the reduction of the workload of Physical Education in high school stands out. The research has as its general objective to analyze the perception of teachers about the reduction of the workload of the Physical Education area in public schools after the reform of high school. The specific objectives sought to: identify the main problems experienced by Physical Education teachers in schools based on the dynamics of the reduction of the workload in high school; also characterize the impacts of the reduction of the workload on the daily lives of students in their appropriation of the area of Physical Education in school; identify the impacts generated by the reduction of the workload on the daily pedagogical management of the curricular component. To this end, a qualitative research approach was adopted as a methodological resource, through the application of a semi-structured interview. The results showed that the reduction in the number of Physical Education hours caused problems in the teachers' work, in the students' daily lives and in the actions of the school management. The main problems were the following: reduction in practical classes; reduced content due to insufficient hours; lack of interest in Physical Education classes; impaired motor development and increased sedentary lifestyle; reduction in the number of Physical Education teachers. The study presented the losses imposed by the reform and the impacts on the subjects directly linked to high school, with emphasis on the consequences generated by the reduction in the number of hours. It was concluded that this reform is a regression in the educational process, directly harming students, who no longer have access to all relevant knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9080
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATEUS RAIMUNDO BAIMA MENDES.pdfTCC de Graduação1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.