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http://hdl.handle.net/123456789/9081
Título: | EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA: a produção científica no CONBRACE/CONICE entre 2013 e 2023 |
Título(s) alternativo(s): | PHYSICAL EDUCATION AND DANCE: Scientific production in CONBRACE/CONICE between 2013 and 2023 |
Autor(es): | MARTINS, Naiara dos Santos |
Palavras-chave: | dança; conbrace; pibid; residência pedagógica; estágio dance; conbrace; pibid; pedagogical residency; internship |
Data do documento: | 25-Fev-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O debate sobre a Dança tem sido constante em uma série de campos do conhecimento, principalmente na Educação Física. O componente curricular tem se debruçado em pesquisar sobre a temática a partir de diversas óticas. Neste sentido, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), por meio do seu principal evento, o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e o Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE), é uma grande base de dados de pesquisas. O interesse pelo objeto de estudo deste trabalho surge inicialmente de inquietações individuais e se justifica ainda do ponto de vista pedagógico, como sendo de enorme importância o incentivo de pesquisas que investiguem como o ensino da dança tem se dado nas aulas de Educação Física escolar, possibilitando assim a criação de iniciativas pedagógicas que tematizem as práticas corporais e causem reflexões que reverberam na formação dos professores e professoras e nas vivências dos estudantes. Deste modo, esta pesquisa tem por objetivo investigar por meio dos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONBRACE/CONICE) as produções científicas sobre Dança dos últimos anos e quais são os principais desafios para a efetivação do conteúdo, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Estágio em Educação Física. Tal pesquisa se dará por meio da análise dos Anais eletrônicos do referido evento durante o período de 2013 a 2023. Esta é uma pesquisa exploratória do tipo levantamento bibliográfico, que trata de uma abordagem quanti-qualitativa. Os resultados discutem como diversos tópicos analíticos da pesquisa em Dança se relacionam com o ensino da mesma na escola por meio da Educação Física. A análise dos 56 trabalhos sobre Dança publicados nos anais do Congresso, revela que a maioria de autores são mulheres, tem vinculação às universidades públicas, se originam em sua maioria no Nordeste e de autores graduandos. Relatos de experiência compõem o maior número de trabalhos, e destes a maior parte se deu em escolas públicas e no Ensino Médio. Por fim, há 19 trabalhos que tematizam a dança no PRP, PIBID e no Estágio, e analisando os principais desafios relatados por estes para a efetivação da prática pedagógica do conteúdo, os principais resultados indicam os estereótipos e preconceitos de gênero e religião, que levam à resistência da participação dos estudantes; a falta de espaço adequado para a prática; influência midiática nas percepções e conceitos sobre dança dos estudantes; inclusão dos alunos com deficiências e a dificuldade de acompanhamento gestual e coreográfico dos estudantes. |
Descrição: | The debate on Dance has been ongoing in various fields of knowledge, especially in Physical Education. The curriculum component has been focused on researching the topic from diverse perspectives. In this sense, the Brazilian College of Sports Science (CBCE), through its main event, the Brazilian Congress of Sports Science (CONBRACE) and the International Congress of Sports Science (CONICE), provides a vast database of research. The interest in the study object of this work initially arises from individual concerns and is also justified from a pedagogical perspective, as it is of utmost importance to encourage research that investigates how dance teaching has been conducted in school Physical Education classes, thus enabling the creation of pedagogical initiatives that address bodily practices and promote reflections that resonate in teacher training and student experiences. This research aims to investigate, through the proceedings of the Brazilian Congress of Sports Science and International Congress of Sports Science (CONBRACE/CONICE), the scientific productions on Dance in recent years and the main challenges for the implementation of the content within the scope of the Pedagogical Residency Program (PRP), Institutional Program for Scholarships of Initiation to Teaching (PIBID), and Internship in Physical Education. This research will be conducted through the analysis of the electronic proceedings of the aforementioned event during the period from 2013 to 2023. This is an exploratory research of the bibliographic survey type, which involves a quantitative-qualitative approach. The results discuss how various analytical topics of research on Dance relate to teaching Dance in school through Physical Education. The analysis of the 56 works on Dance published in the Congress proceedings reveals that most authors are women, affiliated with public universities, mostly from the Northeast region, and undergraduate students. Experience reports comprise the largest number of works, and most of these were conducted in public schools and in high school. Finally, there are 19 works that address dance in the PRP, PIBID, and Internship, and analyzing the main challenges reported by these for the implementation of the pedagogical practice of the content, the main results indicate stereotypes and prejudices of gender and religion, leading to resistance to student participation; lack of adequate space for practice; media influence on students' perceptions and concepts of dance; inclusion of students with disabilities; and difficulty in following gestural and choreographic instructions. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9081 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
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