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http://hdl.handle.net/123456789/9082
Título: | “AS CRIANÇAS ENTRE QUADRAS E ENTRELINHAS”: Produção acadêmica sobre infância no curso de educação física - UFMA |
Título(s) alternativo(s): | “CHILDREN BETWEEN COURTS AND BETWEEN THE LINES”: Academic production on childhood in the physical education course - UFMA |
Autor(es): | BRANCO, Nathália Jansen Castelo |
Palavras-chave: | Educação Infantil; Criança; Produção acadêmica Early Childhood Education; Child; Academic production |
Data do documento: | 25-Fev-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A história da infância é marcada por processos gradativos de reconhecimento das crianças enquanto detentoras de direitos e produtoras de cultura. Tais processos são representados, em alguma medida, no campo da Educação Física, que dispõe ao longo de sua trajetória de constituição, produções que consideram a infância de maneira fragmentada, sem contemplar suas particularidades e potencialidades. Nesse sentido, as produções acadêmicas acabam por desvelar nuances acerca da infância, que trazem à tona compreensões decisivas na composição das identidades docentes em Educação Física, sobretudo, no contexto da Educação Infantil. Na esteira dessas reflexões, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as perspectivas de infância previstas nas produções acadêmicas dos cursos de Licenciatura e Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís – MA, no período compreendido entre 2002 e 2022. No que se refere aos objetivos específicos, busca-se mapear as principais temáticas propostas, e identificar os conceitos e noções de infância vinculados a essas produções. Para tanto, a metodologia adotada, foi a análise de conteúdo categorial de Laurence Bardin, a partir de um levantamento de Trabalhos de Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFMA, tanto no acervo físico (2002-2015) bem como no repositório virtual (2019-2022). Obteve-se como resultado um universo amostral de 411 TCCs, dos quais apenas 28 tratam de temas relacionados às crianças. Essas 28 produções foram agrupadas em 4 categorias, com base nas semelhanças de seus subtemas e objetos de estudo: I) Ludicidade e/ou prática pedagógica em Educação Física; II) Esporte, treinamento desportivo e desenvolvimento de valores e/ou aspectos motores; III) Saúde e qualidade de vida; IV) Cultura lúdica infantil e/ou escolar. Desse universo, verificou-se que 17 trabalhos pertencem a subárea da biodinâmica, 21 a sociocultural e 15 a pedagógica. Durante a análise dos TCCs percebeu-se que muitas dessas pesquisas adotam uma perspectiva biologicista que compreende as crianças, destacadamente, como sujeitos em desenvolvimento e/ou pré-adultos, tratando a infância como fase da incompletude. Para mais, é associada à ideia de que a criança é ingênua, inocente e necessita ser moldada e educada para as demandas da vida adulta. Assim, é necessário o avanço de estudos que tratem as crianças como sujeitos ativos e autônomos, com produções culturais próprias, com necessidades voltadas para o presente e não somente para o futuro, pois poucos TCCs analisados adotam essa perspectiva. Dessa forma, as crianças podem figurar menos nas “entrelinhas” das pesquisas e assumir um protagonismo na agenda pública destinada para elas, dentro e fora das aulas de Educação Física. |
Descrição: | The history of childhood is marked by gradual processes of recognition of children as holders of rights and producers of culture. Such processes are represented, to some extent, in the field of Physical Education, which has, throughout its history of formation, productions that consider childhood in a fragmented way, without considering its particularities and potentialities. In this sense, academic productions end up revealing nuances about childhood, which bring to light decisive understandings in the composition of teaching identities in Physical Education, especially in the context of Early Childhood Education. In the wake of these reflections, the present research has the general objective of analyzing the childhood perspectives foreseen in the academic productions of the Degree and Full Degree course in Physical Education at the Federal University of Maranhão (UFMA), in São Luís – MA, in the period between 2002 and 2022. With regard to specific objectives, we seek to map the main proposed themes, and identify the concepts and notions of childhood linked to these productions. To this end, the methodology adopted was Laurence Bardin's categorical content analysis, based on a survey of Final Papers from the Degree Course in Physical Education at UFMA, both in the physical collection (2002-2015) as well as in the virtual repository (2019-2022). The result was a sample universe of 411 TCCs, of which only 28 deal with topics related to children. These 28 productions were grouped into 4 categories, based on the similarities of their subthemes and objects of study: I) Playfulness and/or pedagogical practice in Physical Education; II) Sport, sports training and development of values and/or motor aspects; III) Health and quality of life; IV) Children's and/or school recreational culture. Of this universe, it was found that 17 works belong to the biodynamics subarea, 21 to sociocultural and 15 to pedagogical. During the analysis of the TCCs, it was noticed that many of these studies adopt a biological perspective that understands children, particularly, as subjects in development and/or pre-adults, treating childhood as a phase of incompleteness. Furthermore, it is associated with the idea that children are naive, innocent and need to be shaped and educated for the demands of adult life. Therefore, it is necessary to advance studies that treat children as active and autonomous subjects, with their own cultural productions, with needs focused on the present and not just the future, as few TCCs analyzed adopt this perspective. This way, children can appear less “between the lines” of research and take a leading role in the public agenda intended for them, inside and outside Physical Education classes. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9082 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
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