Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9083
Título: O ensino das práticas corporais indígenas na Educação Física Escolar: Panorama atual e possibilidade de intervenção
Título(s) alternativo(s): Teaching indigenous body practices in Physical Education at School: Current overview and possibilities for intervention
Autor(es): ANDRADE, Pedro Gabriel de Araújo e
Palavras-chave: Educação Física Escolar;
Práticas Corporais Indígenas;
Diversidade;
Inclusão
School Physical Education;
Indigenous Body Practices;
Diversity;
Inclusion
Data do documento: 25-Fev-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este estudo tem como analisar as produções acadêmicas sobre a presença das práticas corporais indígenas na Educação Física escolar, além disso, pretende refletir sobre possibilidades de inserção das práticas corporais indígenas na Educação Física escolar como estratégia para valorizar a diversidade cultural e desconstruir preconceitos. Para tanto, sob um ponto de vista metodológico, a pesquisa está organizada em dois momentos: sendo o primeiro, uma revisão sistemática, de caráter descritiva e abordagem qualitativa dos dados angariados, realizada nas bases de dados Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); o segundo momento, consiste na problematização de uma experiência pedagógica realizada no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), mais especificamente no Núcleo de Educação Física, tendo como escola-campo o Colégio Universitário (COLUN) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ao realizar as buscas nas bases de dados mencionadas foram encontrados 61 estudos e, ao submeter aos critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos apenas 5 trabalhos na revisão. Tais estudos puderam nos apresentar um breve recorte do ensino das práticas corporais indígenas, bem como dos desafios enfrentados pelos/as professores/as ao abordar essa temática em sala de aula. No que se diz respeito à experiência pedagógica ocorrida no PIBID, foi organizado uma espécie de circuito de jogos e brincadeiras indígenas com turmas de 6º ano do COLUN, sendo cada turma foi organizada em três grupos, totalizando nove equipes, sendo cada uma responsável por um povo indígena. Os grupos receberam material de apoio com informações importantes a respeito da comunidade elencada, abrangendo localização, população, características e uma brincadeira tradicional. Inferiu-se, a partir da revisão de literatura e da intervenção pedagógica realizada que, embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contemple a inclusão das práticas corporais indígenas no cotidiano da Educação Física escolar, ainda é evidente a necessidade de avanços para que essas práticas sejam devidamente valorizadas. Afinal, sua importância transcende o desenvolvimento físico, abrangendo também aspectos culturais fundamentais para a formação integral dos alunos e para o fortalecimento do respeito à diversidade em nossa sociedade.
Descrição: This study aims to analyze academic productions on the presence of indigenous body practices in school Physical Education. In addition, it intends to reflect on the possibilities of including indigenous body practices in school Physical Education as a strategy to value cultural diversity and deconstruct prejudices. To this end, from a methodological point of view, the research is organized in two moments: the first, a systematic review, of a descriptive nature and qualitative approach of the data collected, carried out in the databases Scielo, Virtual Health Library (BVS), CAPES and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD); the second moment, consists of the problematization of a pedagogical experience carried out in the context of the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation (PIBID), more specifically in the Physical Education Center, having as field school the University College (COLUN) of the Federal University of Maranhão (UFMA). When searching the aforementioned databases, 61 studies were found, and when submitted to the inclusion and exclusion criteria, only 5 works were included in the review. These studies were able to provide us with a brief overview of the teaching of indigenous body practices, as well as the challenges faced by teachers when addressing this topic in the classroom. Regarding the pedagogical experience that took place at PIBID, a type of circuit of indigenous games and activities was organized with 6th grade classes from COLUN, with each class being organized into three groups, totaling nine teams, each one responsible for an indigenous people. The groups received support material with important information about the listed community, covering location, population, characteristics and a traditional game. It was inferred, from the literature review and the pedagogical intervention carried out, that, although the National Common Curricular Base (BNCC) contemplates the inclusion of indigenous body practices in the daily routine of Physical Education in schools, there is still an evident need for progress so that these practices are duly valued. After all, its importance transcends physical development, also encompassing cultural aspects that are fundamental for the integral education of students and for strengthening respect for diversity in our society.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9083
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO GABRIEL DE ARAÚJO E ANDRADE.pdfTCC de Graduação2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.