Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9084
Título: ANÁLISE DO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 2015 – 2023
Título(s) alternativo(s): ANALYSIS OF THE CURRICULUM FOR THE BACHELOR'S DEGREE IN PHYSICAL EDUCATION 2015 – 2023
Autor(es): SANTOS, Verônica Silva dos
Palavras-chave: Currículo;
Educação;
Formação docente;
Projeto Pedagógico Curricular
Curriculum;
Education;
Teacher Education;
Pedagogical Course Project
Data do documento: 26-Fev-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este estudo analisa o currículo de formação docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no período de 2015 a 2023, investigando seus impactos na formação dos professores de Educação Física no estado do Maranhão. O objetivo geral é compreender o processo de implantação e os efeitos do currículo de 2015, considerando transformações históricas, influências epistemológicas e diretrizes curriculares aplicadas à formação docente. Os objetivos específicos incluem levantar as dificuldades enfrentadas na implantação do projeto pedagógico do curso, considerando a separação das habilitações; identificar, a partir da percepção dos graduandos, a relação entre teoria e prática no processo de formação docente para a atuação na educação escolar; e caracterizar os impactos do currículo na atuação profissional dos egressos, considerando sua prática docente na escola. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, fundamentada na análise de três vertentes metodológicas: bibliográfica, documental e de campo. A investigação bibliográfica baseada em estudos sobre currículo, formação docente e Educação Física. A pesquisa documental analisou normativas institucionais, incluindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Já a pesquisa de campo envolveu a aplicação de questionário a 40 discentes dos períodos finais (7º e 8º semestres) e 25 egressos atuantes na educação básica, totalizando 65 participantes, com o intuito de captar diferentes perspectivas sobre o currículo. Os achados revelam avanços na formação docente, como maior integração entre teoria e prática e reflexões pedagógicas críticas, mas também evidenciam desafios na aplicabilidade prática e a necessidade de atualização conforme a BNCC. Conclui-se que o currículo de 2015 contribuiu significativamente para a qualificação dos professores de Educação Física, porém, requer reformulações que incorporem novas tecnologias e metodologias ativas para atender às exigências educacionais contemporâneas.
Descrição: This study analyzes the teacher education curriculum of the Physical Education Licensure program at the Federal University of Maranhão (UFMA) from 2015 to 2023, investigating its impacts on the training of Physical Education teachers in the state of Maranhão. The general objective is to understand the implementation process and effects of the 2015 curriculum, considering historical transformations, epistemological influences, and curricular guidelines applied to teacher education. The specific objectives include identifying the difficulties encountered in implementing the course’s pedagogical project, considering the separation of qualifications; analyzing, from the perspective of students, the relationship between theory and practice in the teacher education process for school education; and characterizing the curriculum's impacts on the professional practice of graduates, considering their teaching experience in schools. The research is characterized as exploratory and descriptive, based on the analysis of three methodological approaches: bibliographical, documentary, and field research. The bibliographical research was based on studies on curriculum, teacher education, and Physical Education. The documentary research analyzed institutional regulations, including the National Curriculum Guidelines (DCNs) and the Course Pedagogical Project (PPC). The field research involved applying a questionnaire to 40 final-year students (7th and 8th semesters) and 25 graduates working in basic education, totaling 65 participants, to capture different perspectives on the curriculum. The findings reveal advances in teacher education, such as greater integration between theory and practice and critical pedagogical reflections, but also highlight challenges in practical applicability and the need for updates in accordance with the BNCC. It is concluded that the 2015 curriculum has significantly contributed to the qualification of Physical Education teachers; however, it requires revisions that incorporate new technologies and active methodologies to meet contemporary educational demands.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9084
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERÔNICA SILVA DOS SANTOS.pdfTCC de Graduação2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.