Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLOPES, Willian Santos-
dc.date.accessioned2025-04-14T18:56:39Z-
dc.date.available2025-04-14T18:56:39Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9085-
dc.descriptionThis study examined scientific literature articles on the application of pedagogical and accessibility resources for students with physical disabilities in Physical Education classes, identifying their main contributions to inclusion. The research was conducted through an integrative literature review, investigating the pedagogical practices adopted, the challenges faced, and the benefits provided by the use of adaptive, physical, and technological resources in the school environment. Despite the existence of legal frameworks aimed at inclusion, their implementation still faces significant barriers, especially in public schools, due to inequalities in access to resources and teacher training. The results highlighted the importance of continuous teacher development for the proper use of these tools, as well as the need for structural adaptations in schools to ensure the effective participation of these students. The study concluded that inclusion goes beyond material resources, requiring changes in attitudes and practices within the school in a continuous process of adaptation and strengthening of empathy.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo levantou na literatura científica artigos sobre a aplicação de recursos pedagógicos e de acessibilidade para estudantes com deficiência física nas aulas de Educação Física, identificando suas principais contribuições para a inclusão. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão integrativa da literatura, na qual foram investigadas as práticas pedagógicas adotadas, os desafios enfrentados e os benefícios proporcionados pelo uso de recursos adaptativos, físicos e tecnológicos no ambiente escolar. Apesar da existência de normativas legais voltadas à inclusão, observou-se que sua implementação ainda enfrenta barreiras significativas, especialmente em escolas públicas, devido à desigualdade no acesso a recursos e capacitação docente. Os resultados evidenciaram a importância da formação contínua dos professores para o uso adequado dessas ferramentas, além da necessidade de adaptações estruturais nas escolas para garantir a participação efetiva desses estudantes. Concluiu-se que a inclusão vai além dos recursos materiais, exigindo mudanças de atitudes e práticas dentro da escola, em um processo contínuo de adaptação e fortalecimento da empatia.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAcessibilidade;pt_BR
dc.subjectEducação Física;pt_BR
dc.subjectInclusão;pt_BR
dc.subjectRecursos pedagógicospt_BR
dc.subjectAccessibility;pt_BR
dc.subjectPhysical Education;pt_BR
dc.subjectInclusion;pt_BR
dc.subjectPedagogical resourcespt_BR
dc.titleRecursos pedagógicos e de acessibilidade para estudantes com deficiência física nas aulas de educação física: contribuições para a inclusão a partir de uma revisão de literatura integrativa.pt_BR
dc.title.alternativePedagogical and accessibility resources for students with physical disabilities in physical education classes: Contributions to inclusion based on an integrative literature reviewpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILLIAN SANTOS LOPES.pdfTCC de Graduação325,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.