Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9088
Título: O design gráfico na divulgação científica em mídias sociais: um estudo de caso do LabDesign/UFMA
Título(s) alternativo(s): Graphic design in scientific dissemination in social media: a case study of LabDesign/UFMA
Autor(es): MENDES, Nicole Kareen Conceição
Palavras-chave: divulgação científica;
design gráfico;
redes sociais;
comunicação visual;
Lab Design.
scientific dissemination;
graphic design;
social media;
visual communication;
Lab Design.
Data do documento: 26-Fev-2025
Resumo: Resumo Esta monografia aborda a importância de aproximar a produção científica acadêmica da população, considerando que, embora muitos brasileiros busquem informações sobre Ciência e Tecnologia (C&T) na internet ou redes sociais, o acesso a esses conhecimentos ainda é limitado. Diante desse cenário, o estudo propõe-se a compreender como o design gráfico pode contribuir para a divulgação científica, combatendo a desinformação e ampliando a credibilidade da ciência. O objetivo geral consiste em desenvolver peças gráficas para as redes sociais do LabDesign, Laboratório de Design, Experiência e Inovação da UFMA, visando facilitar a compreensão e o engajamento do público com o conteúdo científico. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória, com abordagem qualitativa baseada no Design Science (DS). Os procedimentos técnicos incluíram levantamento bibliográfico, coleta e análise de dados, além de um estudo de caso focado no uso do design gráfico para divulgação científica. Como resultados, observou-se a necessidade de ajustes nos layouts e imagens das peças gráficas, visando otimizar a legibilidade, consistência visual e acessibilidade, garantindo maior clareza na comunicação e melhor adequação ao público-alvo. Dessa forma, o estudo demonstra que o design gráfico, quando aplicado de forma estratégica, pode ser uma ferramenta eficaz para democratizar o acesso ao conhecimento científico e fortalecer a relação entre academia e sociedade.
Descrição: Abstract This monograph addresses the importance of bridging the gap between academic scientific production and the general population, considering that, although many Brazilians seek information on Science and Technology (S&T) on the internet or social media, access to such knowledge remains limited. In this context, the study aims to understand how graphic design can contribute to scientific dissemination, combating misinformation and enhancing the credibility of science. The primary objective is to develop graphic materials for the social media channels of LabDesign, the Design, Experience, and Innovation Laboratory at UFMA, with the goal of facilitating public understanding and engagement with scientific content. Methodologically, this is an applied and exploratory research, employing a qualitative approach based on Design Science (DS). The technical procedures included a literature review, data collection and analysis, as well as a case study focused on the use of graphic design for scientific communication. The results highlighted the need for adjustments in the layouts and images of the graphic materials to optimize readability, visual consistency, and accessibility, ensuring greater clarity in communication and better alignment with the target audience. Thus, the study demonstrates that graphic design, when strategically applied, can serve as an effective tool for democratizing access to scientific knowledge and strengthening the relationship between academia and society.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9088
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NICOLEKAREENCONCEIÇÃOMENDES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso36,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.