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http://hdl.handle.net/123456789/9109
Título: | Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física escolar: Uma revisão integrativa da literatura |
Título(s) alternativo(s): | Inclusion of students with autism spectrum disorder in school physical education classes: An integrative literature review |
Autor(es): | PIMENTA, Jucienne Campos |
Palavras-chave: | Atividade Motora Adaptada; Educação Física Escolar; Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Estratégias Adapted Motor Activity; School Physical Education; Inclusion; Autism Spectrum Disorder; Strategies |
Data do documento: | 26-Fev-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A educação inclusiva garante o direito de todo indivíduo ao ensino regular e por isso os profissionais da educação, em especial, os educadores, devem estar preparados e capacitados para que a inclusão aconteça de forma natural e eficaz. O número de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) matriculados em salas de aula comuns aumentou consideravelmente nos últimos anos, fazendo com que os docentes repensassem suas práticas pedagógicas. Este estudo objetivou investigar as estratégias utilizadas pelos professores de Educação Física para incluir seus alunos com TEA nas aulas regulares. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de natureza básica, de caráter exploratório com base em artigos publicados nos últimos cinco anos, selecionados segundo critérios de relevância e qualidade. Identificaram-se barreiras no processo de inclusão dos alunos atípicos devido ao pouco conhecimento dos professores sobre o tema, e que a falta desse conhecimento está diretamente ligada com o uso das estratégias aplicadas nas aulas pelos professores. Além disso, considerar as necessidades e limitações do aluno é primordial para o sucesso das estratégias de inclusão. As aulas de Educação Física podem ser um espaço favorável para desenvolver habilidades sociais, motoras e emocionais, desde que sejam adotadas práticas pedagógicas adequadas e adaptadas conforme as especificidades do aluno em questão. |
Descrição: | Inclusive education ensures every individual's right to regular schooling, and therefore, education professionals, especially teachers, must be prepared and trained so that inclusion occurs naturally and effectively. The number of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) enrolled in regular classrooms has significantly increased in recent years, prompting teachers to rethink their pedagogical practices. This study aimed to investigate the strategies used by physical education teachers to include their students with ASD in regular classes. It is an integrative literature review, of a basic nature, with an exploratory character, based on articles published in the last five years, selected according to relevance and quality criteria. Barriers in the process of including atypical students were identified due to teachers' limited knowledge of the topic, and this lack of knowledge is directly linked to the strategies applied in the classroom. Furthermore, considering the students’ needs and limitations is essential for the success of inclusion strategies. Physical education classes can be a favorable environment for developing social, motor, and emotional skills, provided that appropriate pedagogical practices are adopted and adapted according to the specific needs of each student. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9109 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
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