Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, Arthur Andrew Sousa-
dc.date.accessioned2025-04-16T17:44:00Z-
dc.date.available2025-04-16T17:44:00Z-
dc.date.issued2025-02-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9117-
dc.descriptionThe “Ponto 8” Digital Newsletter was implemented at the Locomotive Inspection and Refueling Station (PIAL) of the mining company Vale S.A. The initiative's objective is to demonstrate the effectiveness of implementing the digital newsletter, shared via WhatsApp, to ensure accessible and regular dissemination of Kaizens in the GEMBA, with a central focus on increasing employee engagement in continuous improvement programs. This idea emerged to strengthen employees' active participation and engagement in the Kaizen program promoted within the company, fostering a culture of integration and continuous improvement. The institution’s continuous improvement teams consist of employees from each PIAL sector, who meet regularly to discuss and implement operational improvements, thus encouraging direct participation and knowledge exchange. However, the lack of an efficient means of clear, objective, and visual communication limited the dissemination of these initiatives, affecting employee reach and adherence to the program. To enhance visibility and employee involvement, a digital newsletter was created in a virtual newspaper format, developed on the Canva platform, highlighting the main advances and innovations of each Kaizen group. Its distribution was carried out through the Locomotive Maintenance Management WhatsApp group, which includes all employees. The choice of this platform ensured quick and easy access to information, enabling both direct and indirect participation. The newsletter's implementation resulted in a more collaborative environment, as, throughout the process, there was increased recognition of employees' initiatives. The initiative aims to ensure greater transparency, accessibility, and efficiency in the dissemination of improvements, eliminating barriers to information access, preventing duplicate efforts, and fostering a more collaborative and participatory environment within the company.pt_BR
dc.description.abstractFoi implementado no Posto de Inspeção e Abastecimento de Locomotivas (PIAL) da mineradora Vale S.A. o “Ponto 8” Informativo Digital. O objetivo da iniciativa é demonstrar a eficácia da implementação do jornal digital compartilhado via WhatsApp para a divulgação acessível e regular dos Kaizens no GEMBA, com foco central no aumento do engajamento dos funcionários nos programas de melhoria contínua. Essa ideia surgiu para fortalecer a participação ativa e o engajamento dos funcionários no programa de Kaizen promovido dentro da empresa, proporcionando uma cultura de integração e melhoria contínua. As equipes de melhoria contínua da instituição são formadas por funcionários de cada setor do PIAL, que se reúnem regularmente para discussão e implementação de aprimoramentos operacionais, incentivando a participação ativa direta e a troca de conhecimento. No entanto, a falta de um meio eficiente de comunicação clara, objetiva e visual limitava a disseminação dessas iniciativas, impactando o alcance e a adesão dos funcionários ao programa. Com o objetivo de ampliar a visibilidade e o envolvimento dos colaboradores, foi criado o informativo digital no formato de jornal virtual, desenvolvido na plataforma Canva, onde foram destacados os principais avanços e inovações de cada grupo Kaizen. Sua distribuição ocorreu por meio do grupo de WhatsApp da Gerência de Manutenção de Locomotivas, no qual todos os funcionários fazem parte. A escolha dessa plataforma garantiu rápido e fácil acesso às informações, proporcionando uma participação ativa direta ou indireta. A implementação do jornal resultou em um ambiente mais colaborativo, pois, no decorrer do processo, houve maior reconhecimento das iniciativas dos funcionários. A iniciativa busca garantir maior transparência, acessibilidade e eficiência na disseminação das melhorias, eliminando barreiras no acesso à informação, evitando a duplicidade de esforços e promovendo um ambiente mais colaborativo e participativo dentro da empresa.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectInformativo digital;pt_BR
dc.subjectKaizen;pt_BR
dc.subjectMelhoria contínua;pt_BR
dc.subjectParticipação ativapt_BR
dc.subjectDigital informative;pt_BR
dc.subjectKaizen;pt_BR
dc.subjectContinuous improvement;pt_BR
dc.subjectActive participationpt_BR
dc.titleIMPLEMENTAÇÃO DO “PONTO 8” INFORMATIVO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA PARA O ENGAJAMENTO, INTEGRAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA NO POSTO DE INSPEÇÃO E ABASTECIMENTO DE LOCOMOTIVAS (PIAL) VALEpt_BR
dc.title.alternativeIMPLEMENTATION OF THE DIGITAL INFORMATION “POINT 8” AS A STRATEGY FOR ENGAGEMENT, INTEGRATION AND CONTINUOUS IMPROVEMENT AT THE VALE LOCOMOTIVE INSPECTION AND SUPPLY POST (PIAL)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTHUR ANDREW SOUSA FIGUEIREDO.pdfTCC de Graduação2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.