Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMATOS, Carlos Matheus Dos Santos-
dc.date.accessioned2025-04-16T17:50:57Z-
dc.date.available2025-04-16T17:50:57Z-
dc.date.issued2025-02-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9118-
dc.descriptionThis article explores the trade relationship between Brazil and China in the agribusiness export sector, focusing on soybean exports through the Port of Itaqui. The increase in soybean exports reflects China's growing demand and the importance of the Maranhão port in Brazilian agribusiness logistics. The research investigates how the port and railway infrastructure of the Port of Itaqui influence the exported volume and the economic impacts of this dynamic on Brazil. It analyzes Brazil's soybean exports to China from the Port of Itaqui, the trade relationship between the two countries, examines the port's logistics infrastructure, and evaluates its competitiveness compared to other Brazilian terminals. The qualitative research employs a literature review and documentary analysis of official reports and academic articles to understand the evolution of exports and the logistical challenges faced. The results show that the modernization of the Port of Itaqui and its railway connections with MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia) have been crucial for the growth of Brazilian soybeans in the global market, consolidating its strategic position in grain exports to China.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo explora a relação comercial entre Brasil e China no setor agroexportador, com foco na exportação de soja por meio do Porto do Itaqui. O aumento das exportações desse grão reflete a crescente demanda chinesa e a importância do porto maranhense na logística do agronegócio brasileiro. A pesquisa investiga como a infraestrutura portuária e ferroviária do Porto do Itaqui influencia o volume exportado e quais são os impactos econômicos dessa dinâmica para o Brasil. Analisando as exportações de soja do Brasil para a China a partir do Porto do Itaqui, a relação comercial entre os países, examinando a infraestrutura logística do porto e avaliando sua competitividade em relação a outros terminais brasileiros. A pesquisa qualitativa utiliza revisão bibliográfica e análise documental de relatórios oficiais e artigos acadêmicos para compreender a evolução das exportações e os desafios logísticos enfrentados. Os resultados evidenciam que a modernização do Porto do Itaqui e suas conexões ferroviárias com o MATOPIBA (Maranhão, Tocantis, Piauí, Bahia) têm sido determinantes para o crescimento da soja brasileira no mercado global, consolidando sua posição estratégica no escoamento de grãos para a China.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectExportação;pt_BR
dc.subjectSoja.Porto do Itaqui;pt_BR
dc.subjectInfraestrutura Portuáriapt_BR
dc.subjectExport;pt_BR
dc.subjectSoybeans;pt_BR
dc.subjectPort of Itaqui;pt_BR
dc.subjectPort Infrastructurept_BR
dc.titleEXPORTAÇÕES DE SOJA PARA A CHINA: Logística e Competitividade do Porto do Itaquipt_BR
dc.title.alternativeSOYBEAN EXPORTS TO CHINA: Logistics and Competitiveness of the Port of Itaquipt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS MATHEUS DOS SANTOS MATOS.pdfTCC de Graduação463,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.