Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9120
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPINHEIRO, Danilo dos Santos-
dc.date.accessioned2025-04-16T18:05:01Z-
dc.date.available2025-04-16T18:05:01Z-
dc.date.issued2025-02-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9120-
dc.descriptionThe study addresses the relevance of financial education in the current context, emphasizing that young people aged 18 to 29 are particularly vulnerable due to low financial literacy, impulsive behavior, and lack of preparedness to manage finances. The main objective is to identify the variables influencing the knowledge, behavior, and financial attitudes of this group through a quantitative study using questionnaires based on validated scales in the literature. The methodology includes statistical data analysis, employing regression and descriptive statistics to explore relationships between sociodemographic variables such as income, educational level, and financial habits. Expected results include the identification of critical factors, such as permissive attitudes toward credit and lack of financial planning, which directly affect the economic well-being of young people. The study highlights the importance of educational interventions focusing not only on increasing knowledge but also on changing behaviors and attitudes, recommending actions in universities and public policies to financially empower young people and strengthen the economic balance of society.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho aborda a relevância da educação financeira no contexto atual, enfatizando que jovens entre 18 e 29 anos são particularmente vulneráveis devido ao baixo nível de alfabetização financeira, comportamento impulsivo e falta de preparo para gerenciar finanças. O objetivo central é identificar as variáveis que influenciam o conhecimento, o comportamento e as atitudes financeiras desse público, por meio de um estudo quantitativo realizado com questionários baseados em escalas validadas na literatura. A metodologia prevê a análise estatística dos dados, com uso de regressão e estatísticas descritivas, para explorar relações entre variáveis sociodemográficas, como renda, nível educacional e hábitos financeiros. Entre os resultados esperados está a identificação de fatores críticos, como atitudes permissivas em relação ao crédito e a falta de planejamento financeiro, que afetam diretamente o bem-estar econômico dos jovens. O estudo reforça a importância de intervenções educacionais focadas não apenas no aumento do conhecimento, mas também na mudança de comportamentos e atitudes, recomendando ações em universidades e políticas públicas para capacitar financeiramente os jovens e fortalecer o equilíbrio econômico da sociedade.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação Financeira;pt_BR
dc.subjectComportamento Financeiro;pt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectFinancial Education;pt_BR
dc.subjectFinancial Behavior;pt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO FINANCEIRA: Estudo sobre atitudes e comportamentos que influenciam a vulnerabilidade financeira dos jovenspt_BR
dc.title.alternativeFINANCIAL EDUCATION: Study on attitudes and behaviors that influence the financial vulnerability of young peoplept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANILO DOS SANTOS PINHEIRO.pdfTCC de Graduação449,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.