Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9126
Título: | Etnomatemática como possibilidade de construção do conhecimento matemático em escolas do campo: o caso da Escola Família Agrícola de São Luís Gonzaga do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Ethnomathematics as a possibility for constructing mathematical knowledge in rural schools: the case of the Agricultural Family School of São Luís Gonzaga do Maranhão |
Autor(es): | SILVA, Ivanildo Lima da |
Palavras-chave: | Pedagogia da alternância; educação do campo; etnomatemática; ensino de Matemática; alternation Pedagogy; field education; ethnomathematics; Mathematics; Mathematics teaching. |
Data do documento: | 9-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: SILVA, Ivanildo Lima da. Etnomatemática como possibilidade de construção do conhecimento matemático em escolas do campo: O caso da Escola Família Agrícola de São Luís Gonzaga do Maranhão. 2021. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Educação do Campo. Universidade Federal do Maranhão. Bacabal, 2021. A presente pesquisa, foi realizada na Escola Família Agrícola de São Luís Gonzaga do Maranhão que adota a Pedagogia da Alternância. A pesquisa objetivou fazer uma análise do ensino de Matemática na instituição, além de verificar a sua relação com a Etnomatemática. Para consolidação da pesquisa foram realizados estudos sobre a temática Educação do Campo, Pedagogia da Alternância e Etnomatemática. Ao realizar a pesquisa sobre o ensino de Matemática, procura-se observar a relação que este tem com a Etnomatemática, por entender que a Etnomatemática é uma das formas de educação matemática que se aproxima do contexto da Educação do Campo, por valorizar a realidade local, além de incentivar a prática do fazer matemático destes sujeitos. A grande preocupação de novas formas de ensino da matemática na educação se justifica pelo fato do grande fracasso que tem se tornado a forma tradicional de instrução na área da Matemática. A cada dia que passa os índices de aprovação em Matemática tem diminuído e a rejeição por parte dos educandos aumenta, é o que tem mostrado as avaliações nacionais, como é o caso do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os questionários aplicados e as observações realizadas no decorrer da pesquisa com os sujeitos pesquisados, mostram o quanto a instituição pesquisada precisa avançar no quesito de uma educação que contemple as reais necessidades dos educandos quando a área de ensino é a matemática. A pesquisa, caminhou no sentido, de analisar o que já se tem de concreto no dia a dia do ensino da matemática, quando se refere a aplicação da Etnomatemática.___ABSTRACT: This research was carried out at the São Luís Gonzaga do Maranhão Family Agricultural School, which adopts the Pedagogy of Alternation. The research aimed to analyze the teaching of Mathematics at the institution, in addition to verifying its relationship with Ethnomathematics. To consolidate the research, studies were carried out on the subject of Field Education, Pedagogy of Alternation and Ethnomathematics. When conducting research on the teaching of Mathematics, we seek to observe the relationship it has with Ethnomathematics, as we understand that Ethnomathematics is one of the forms of mathematics education that approaches the context of Field Education, as it values the local reality, in addition to encouraging these subjects to practice math. The great concern for new forms of teaching mathematics in education is justified by the great failure that has become the traditional form of instruction in the field of Mathematics. With each passing day the approval rates in Mathematics have decreased and the rejection by students increases, this is what national assessments have shown, as is the case of the Basic Education Assessment System (SAEB). The questionnaires applied and the observations made during the research with the researched subjects, show how much the researched institution needs to advance in the question of an education that contemplates the real needs of the students when the teaching area is mathematics. The research moved towards analyzing what is already concrete in the day-to-day teaching of mathematics, when it comes to the application of Ethnomathematics. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9126 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática do Campus de Bacabal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IVANILDO_LIMA_DA_SILVA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.