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http://hdl.handle.net/123456789/9129
Título: | ANÁLISE DO IMPACTO DA FALTA DE ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA NA VIDA DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS |
Título(s) alternativo(s): | ANALYSIS OF THE IMPACT OF LACK OF FINANCIAL LITERACY ON THE LIVES OF YOUNG UNIVERSITY STUDENTS |
Autor(es): | ALMEIDA, Karine Coelho |
Palavras-chave: | Alfabetização financeira; Educação financeira; Jovens Universitários Financial literacy; Financial education; Young university students |
Data do documento: | 12-Fev-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A falta de alfabetização financeira entre jovens universitários é um problema crescente que afeta o bem-estar individual e social. O objetivo deste trabalho é analisar como a falta de alfabetização financeira dos jovens universitários impacta o desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis e conscientes ao iniciarem suas trajetórias profissionais. Utilizando uma abordagem quantitativa, foram coletados dados de 231 jovens universitários, com idades de 18 e 29 anos, através de um questionário on-line. Os resultados indicam que a maioria dos jovens possuem um nível de alfabetização financeira médio. A influência dos pais, pouco contato com assuntos financeiros na escola e a desigualdade de ensino são os principais fatores identificados como causadores da falta de alfabetização financeira. Conclui-se que a alfabetização financeira deve ser tratada como uma prioridade urgente, e que políticas públicas devem promover a inclusão de conteúdos nas escolas e universidades, bem como programas educacionais para os pais. Então, estarão garantindo o bem-estar financeiro e social dessa e das próximas gerações, com melhores hábitos e bem mais preparados para iniciarem suas trajetórias profissionais em um mercado cada vez mais complexo. |
Descrição: | The lack of financial literacy among young college students is a growing problem that affects individual and social well-being. The objective of this study is to analyze how the lack of financial literacy among young college students impacts the development of healthy and conscious financial habits when they begin their professional careers. Using a quantitative approach, data were collected from 231 young college students, aged 18 to 29, through an online questionnaire. The results indicate that most young people have an average level of financial literacy. Parental influence, little contact with financial matters at school, and educational inequality are the main factors identified as causing the lack of financial literacy. It is concluded that financial literacy should be treated as an urgent priority, and that public policies should promote the inclusion of content in schools and universities, as well as educational programs for parents. This will ensure the financial and social well-being of this and future generations, with better habits and much better prepared to begin their professional careers in an increasingly complex market. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9129 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
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