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dc.contributor.authorVERAS, Lucas Vinicius Nunes-
dc.date.accessioned2025-04-17T11:23:58Z-
dc.date.available2025-04-17T11:23:58Z-
dc.date.issued2025-02-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9134-
dc.descriptionIn a highly competitive environment, correct pricing is essential to ensure the sustainability of companies. Bakeries are a very popular trade, the vast majority of which are small businesses that work with a wide variety of products and, as a result, many find it difficult to manage their costs and correctly define their pricing strategy. With this in mind, this research aims to analyze the pricing strategy adopted by the Casa Imperial bakery, located in the city of São Luís, in order to see if the company is able to balance costs, competitiveness and customer satisfaction. To this end, a case study methodology was adopted, with documentary analysis as the form of data collection. As the bakery works with a wide variety of products, the ABC classification was used to identify the most representative products in the company's turnover and the variable costing method combined with markup was adopted to analyze the pricing of the main products manufactured inhouse. The proposed model made it possible to create stages for price analysis and to achieve pricing close to the margin expected by the company. It not only provides new prices, but also possible strategies that can be used to maximize profits and grow the company.pt_BR
dc.description.abstractEm um ambiente de alta concorrência a correta formação dos preços é fundamental para garantir a sustentabilidade das empresas. As padarias são um comércio de grande popularidade, em sua grande maioria são empresas de pequeno porte, que trabalho com uma ampla variedade de produtos e, com isso, muitas encontram dificuldades para gerenciar seus custos e definir corretamente sua estratégia de precificação. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a estratégia de precificação adotada pela padaria Casa Imperial, localizada na cidade de São Luís, a fim de analisar se a empresa é capaz de equilibrar custos, competitividade e satisfação dos clientes. Para isso, adotou-se a metodologia de estudo de caso, com análise documental como forma de coleta de dados. Como a padaria trabalha com uma ampla variedade de produtos, utilizou-se a classificação ABC para identificar os produtos mais representativos no faturamento da empresa e adotou-se o método de custeio variável aliado ao markup para analisar a precificação dos principais produtos de fabricação própria. O modelo proposto possibilitou criar etapas para análise do preço e realizar uma precificação próxima à margem esperada pela empresa. Trazendo não somente os novos preços, mas sim possíveis estratégias que podem ser utilizadas para maximizar os lucros e crescer a empresa.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectgestão financeira;pt_BR
dc.subjectprecificação;pt_BR
dc.subjectgestão de custospt_BR
dc.subjectfinancial management;pt_BR
dc.subjectpricing;pt_BR
dc.subjectbakery;pt_BR
dc.subjectmanaging costspt_BR
dc.titleANÁLISE DA PRECIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DE DESTAQUE DA PADARIA CASA IMPERIALpt_BR
dc.title.alternativePRICING ANALYSIS OF THE FEATURED PRODUCTS OF PADARIA CASA IMPERIALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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