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Título: NÍVEL DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTÁVEL EM MICROEMPRESAS DO COMÉRCIO DE SÃO LUÍS – MA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Título(s) alternativo(s): LEVEL OF IMPLEMENTATION OF ENVIRONMENTAL AND SUSTAINABLE MANAGEMENT IN MICROENTERPRISES IN THE COMMERCE OF SÃO LUÍS – MA: POSSIBILITIES AND CHALLENGES
Autor(es): FERREIRA, Márcia Regina Mendes
Palavras-chave: Microempresas;
Gestão ambiental;
Sustentabilidade
Small businesses;
Environmental management;
Sustainability
Data do documento: 10-Fev-2025
Editor: UFMA
Resumo: A gestão ambiental é uma estratégia para a sobrevivência e competitividade das empresas, especialmente micro e pequenas empresas do Comércio, posto representam parcela significativa da economia maranhense. São Luís, capital do estado é rica em biodiversidade e possui grande atividade comercial e industrial, mas também desafios ambientais. A pesquisa buscou avaliar o grau de interesse, conhecimento e aplicação das microempresas do comércio da cidade sobre práticas ambientais e sustentáveis. Um estudo de natureza científico, utilizouse de pesquisa bibliográfica, de campo e análises técnicas, com base em amostra estimada e representativa, atendendo nível de confiança em 90% e respeitando margem de erro em 8%. Foram aplicados presencialmente 110 questionários mistos na principal cidade da Região Metropolitana de São Luís e que possui um total de 30.083 de microempresas no Comércio. Os resultados obtidos mostram um setor que não conhece o conceito de sustentabilidade, sem reserva financeira e estrutura formada para tal fim, nem envolvido ao ambiente comunitário, mas declara executar ações de planejamento e gestão ligados à sustentabilidade. Os líderes dos empreendimentos não buscam oportunidades de conhecimento. Os impactos ambientais e trabalhistas e redução de custos operacionais e dos desperdícios são os maiores motivadores e a falta de informação e de incentivos fiscais e tributários, os impeditivos para investimentos. As equipes de trabalho são formadas por maioria de mulheres, não são da comunidade de entorno; possuem diversidade de raças e etnias; diversidade religiosa, mas não são diversas em identidade de gênero, nem de orientação sexual. Não é incentivado pelo setor público o respeito aos requisitos legais pelos negócios dado o baixo índice de fiscalização. A gestão de resíduos é pouco usual, salvo casos obrigatórios por lei e o uso dos meios de transporte só é usado de forma estratégica por parte dos empresários. Conclui-se com a pesquisa que micro empresas possuem flexibilidade e capacidade de adaptação rápida permitindo que respondam rápido às demandas do mercado como às ligadas à Sustentabilidade e estão conectadas às comunidades locais, onde podem promover práticas sustentáveis de forma direta e impactante. É necessário que façam investimentos em educação e treinamento para que conhecendo os princípios, requisitos e práticas de gestão ambiental possam ampliar o desenvolvimento destas em seus negócios e assim impactar mais positivamente as comunidades em que estão inseridas.
Descrição: Environmental management is a strategy for the survival and competitiveness of companies, especially small businesses in the Commerce sector. They represent a significant portion of the economy of Maranhão. São Luís, the state capital, is rich in biodiversity and has a large commercial and industrial activity, but also environmental challenges. The research sought to assess the level of interest, knowledge and application of environmental and sustainable practices by small businesses in the city. A scientific study, using bibliographical research, fieldwork and technical analyses, based on an estimated and representative sample, meeting a confidence level of 90% and respecting a margin of error of 8%. 110 mixed questionnaires were applied in person in the main city of the Metropolitan Region of São Luís, which has a total of 30,083 businesses in the Commerce sector. The results obtained show a sector that is unfamiliar with the concept of sustainability, without financial reserves and a structure formed for this purpose, nor involved in the community environment, but declares to carry out planning and management actions related to sustainability. The leaders of the businesses do not seek opportunities for knowledge. Environmental and labor impacts and reduction of operating costs and waste are the biggest motivators, while the lack of information and tax incentives are the impediments to investment. The work teams are mostly made up of women, who are not from the surrounding community; they have racial and ethnic diversity; religious diversity, but are not diverse in gender identity or sexual orientation. The public sector does not encourage businesses to comply with legal requirements due to the low level of inspection. Waste management is uncommon, except in cases required by law, and the use of means of transportation is only used strategically by entrepreneurs. The research concludes that microenterprises have flexibility and the ability to adapt quickly, allowing them to respond quickly to market demands such as those related to sustainability; and they are connected to local communities, where they can promote sustainable practices in a direct and impactful way. It is necessary to invest in education and training so that, by understanding the principles, requirements and practices of environmental management, they can expand their development in their businesses and thus have a more positive impact on the communities in which they operate.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9138
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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