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Título: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E ENDIVIDAMENTO PESSOAL: Um estudo do perfil dos servidores técnicos e analistas quanto a utilização de empréstimo consignado em um órgão Federal no Maranhão
Título(s) alternativo(s): FINANCIAL EDUCATION AND PERSONAL INDEBTEDNESS: A study of the profile of technical and analytical staff regarding the use of loans secured by a Federal agency in Maranhão
Autor(es): ALMEIDA, Samara Carneiro
Palavras-chave: Educação financeira;
Endividamento pessoal;
Empréstimo consignado
Financial education;
Personal indebtedness;
Payroll loan
Data do documento: 11-Fev-2025
Editor: UFMA
Resumo: A educação financeira desempenha um papel de grande relevância na capacitação dos indivíduos para a tomada de decisões conscientes sobre a gestão de recursos, consumo e endividamento. No contexto atual, o fácil acesso a diversas opções de crédito, como consignado, e a falta de conhecimento financeiro podem levar a um uso inadequado dos recursos, aumentando os riscos de endividamento excessivo, especialmente na classe dos servidores públicos. Este estudo teve como objetivo analisar o perfil dos servidores técnicos e analistas usuários de crédito consignado em um órgão federal no Maranhão, e a influência do conhecimento financeiro nesse processo. A pesquisa, de natureza descritiva e exploratória, utilizou dados de relatórios da Folha de Pagamento e do Sistema de Recursos Humanos, além de questionário complementar, utilizando-se uma amostra de 6% dos servidores. Os resultados indicaram que 72% dos empréstimos estão concentrados na Seção Judiciária do Maranhão, com predominância de técnicos judiciários (68%), com idade média de 49,67 anos, maioria masculina e escolaridade predominante de pós-graduação (62%). A maior parte dos servidores se encontra no nível de pouco endividada (40%) ou em risco de sobre-endividamento (30%). Em relação ao conhecimento financeiro, servidores classificados como “sem dívidas” apresentaram índice de acerto de 75%, e os “pouco endividados” acertaram 63%, sendo classificados com conhecimento financeiro satisfatório e moderado, respectivamente. Servidores em “risco de endividamento” e “sobre-endividados” obtiveram acertos de 56% e 50%, sendo classificados com conhecimento insuficiente. Conclui-se que o conhecimento financeiro pode influenciar o perfil de endividamento, destacando a relevância de programas de educação financeira.
Descrição: Financial education plays a significant role in empowering individuals to make conscious decisions about resource management, consumption, and indebtedness. In the current context, easy access to various credit options, such as payroll loans, and a lack of financial knowledge can lead to inappropriate use of resources, increasing the risks of excessive indebtedness, especially among public servants. This study aimed to analyze the profile of technical and analyst servers who use payroll loans in a federal agency in Maranhão, and the influence of financial knowledge in this process. The research, of descriptive and exploratory nature, used data from Payroll reports and the Human Resources System, as well as a complementary questionnaire applied to 6% of the servers. The results indicated that 72% of the loans are concentrated in the Judicial Section of Maranhão, with a predominance of judicial technicians (68%), an average age of 49.67 years, mostly male, and predominantly postgraduate education (62%). Most servers are in the level of slightly indebted (40%) or at risk of over-indebtedness (30%). Regarding financial knowledge, servers classified as debt-free had a 75% accuracy rate, while the "slightly indebted" had a 63% accuracy rate, being classified with sufficient and moderate financial knowledge, respectively. Servers at risk of indebtedness and over-indebted had accuracy rates of 56% and 50%, being classified with insufficient knowledge. It is concluded that financial knowledge influences the profile of indebtedness, highlighting the relevance of financial education programs.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9143
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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