Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJESUS, Thaís Costa de-
dc.date.accessioned2025-04-17T13:09:57Z-
dc.date.available2025-04-17T13:09:57Z-
dc.date.issued2025-02-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9145-
dc.descriptionCompanies have become increasingly dependent on the intellectual capital of their employees to ensure their competitive advantage. In this context, Knowledge Management (KM) emerges as a strategy to identify, create, store, share, and apply relevant knowledge, aiming to generate significant results for organizations and their employees. However, many factors have hindered the advancement of KM maturity in organizations, including the lack of understanding about its real meaning and the benefits it can offer. Given this context, the present study aims to analyze the influence of Knowledge Management on the development of competencies of the members of the Estratégica Junior Enterprise. The research is classified as exploratory, with a qualitative approach, conducted through a case study. The results show that, although the company does not yet have a formal and efficient KM system, the practices adopted have partially filled this gap. Thus, the influence of KM on the development of mapped competencies is evident, especially in the motivational aspect, by creating an environment conducive to member engagement. This context stimulates the mobilization of skills and knowledge, fostering a proactive attitude that, in turn, contributes both to the construction of competencies and to the improvement of business results. Finally, it is concluded that, in order to make the Knowledge Management process more efficient, it is essential to implement improvement actions that promote the systematization and continuity of knowledge within the organization, thereby enhancing the development of members' competencies.pt_BR
dc.description.abstractAs empresas têm se tornado cada vez mais dependentes do capital intelectual de seus colaboradores para assegurar seu diferencial competitivo. Nesse cenário, a Gestão do Conhecimento (GC) surge como uma estratégia para identificar, criar, armazenar, compartilhar e aplicar os conhecimentos relevantes, visando gerar resultados significativos para as organizações e seus colaboradores. No entanto, diversos fatores têm dificultado a ampliação do grau de maturidade da GC nas organizações, entre eles a falta de compreensão sobre seu real significado e os benefícios que pode oferecer. Diante desse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência da Gestão do Conhecimento no desenvolvimento das competências dos membros da Estratégica Empresa Júnior. A pesquisa classifica-se como exploratória, com abordagem qualitativa, conduzida por meio de um estudo de caso. Os resultados mostram que, embora a empresa ainda não possua um sistema formal e eficiente de GC, práticas adotadas têm suprido parcialmente essa lacuna. Dessa forma, percebe-se a influência da GC no desenvolvimento das competências mapeadas, especialmente no aspecto motivacional, ao criar um ambiente propício para o engajamento dos membros. Esse contexto estimula a mobilização de habilidades e conhecimentos, fomentando uma atitude proativa que, por sua vez, contribui tanto para a construção de competências quanto para a melhoria dos resultados empresariais. Por fim, conclui-se que, para tornar o processo de Gestão do Conhecimento mais eficiente, é fundamental implementar ações de melhoria que promovam a sistematização e a continuidade do conhecimento na organização, potencializando assim o desenvolvimento das competências dos membros.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimento;pt_BR
dc.subjectCompetências;pt_BR
dc.subjectEmpresa Júniorpt_BR
dc.subjectKnowledge Management;pt_BR
dc.subjectCompetencies;pt_BR
dc.subjectJunior Enterprisept_BR
dc.titleINFLUÊNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: Um estudo de caso na Estratégica Empresa Júniorpt_BR
dc.title.alternativeINFLUENCE OF KNOWLEDGE MANAGEMENT ON COMPETENCE DEVELOPMENT: A case study in the Strategic Junior Enterprisept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAÍS COSTA DE JESUS.pdfTCC de Graduação773 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.