Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9146
Título: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS: Um estudo de caso da microempresa S MÓVEIS E GRANITOS em São Luís/MA
Título(s) alternativo(s): COMPETITIVE STRATEGIES: A case study of the microenterprise S MÓVEIS E GRANITOS in São Luís/MA
Autor(es): SOUSA, Valéria Moreira De
Palavras-chave: Estratégias competitivas;
Mármores e granitos;
S móveis e granitos
Competitive strategies;
Marbles and granites;
S móveis e granitos
Data do documento: 14-Fev-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias competitivas adotadas pela microempresa S Móveis e Granitos para diferenciar-se da concorrência e manter sua sustentabilidade empresarial. A pesquisa discorre sobre o conceito de estratégia competitiva e inovação como aspectos que podem representar um diferencial estratégico no setor de mármores e granitos. A metodologia utilizada envolve um estudo de caso único com abordagem qualitativa e de natureza explicativa e exploratória a partir da coleta de dados por meio de uma pesquisa de levantamento com aplicação de questionário e análise documental. Os achados indicam que a empresa tem potencial para otimizar os seus recursos produtivos, reduzir custos e se alinhar com as tendências de consumo sustentável e isso contribui tanto para a sua sustentabilidade ambiental, como também agrega valor aos produtos ofertados, gerando novas oportunidades de mercado e diferenciação frente à concorrência. No entanto desafios como a necessidade de investimentos em tecnologia nos processos operacionais e estratégias de marketing digital foram identificados como aspectos essenciais para consolidação dessa vantagem competitiva. Conclui-se que a inovação tecnológica aliada a eficiência dos processos produtivos pode ser um diferencial estratégico para empresas do setor de mármores e granitos, reforçando a competitividade e sustentabilidade dos negócios a longo prazo.
Descrição: This study aims to analyze the competitive advantage strategies adopted by the company S Móveis e Granitos to differentiate itself from the competition and maintain its corporate sustainability. The research discusses the concept of competitive advantage and innovation as aspects that can represent a strategic differentiator in the marble and granite sector. The methodology used involves a single case study with a qualitative approach and of an explanatory and exploratory nature based on data collection through a survey research with application of a questionnaire and document analysis. The findings indicate that the company has the potential to optimize its production resources, reduce costs and align itself with sustainable consumption trends, and this contributes both to its environmental sustainability and also adds value to the products offered, generating new market opportunities and differentiation from the competition. However, challenges such as the need for investment in technology in operational processes and digital marketing strategies were identified as essential aspects for consolidating this competitive advantage. It is concluded that technological innovation combined with the efficiency of production processes can be a strategic differentiator for companies in the marble and granite sector, reinforcing the competitiveness and sustainability of businesses in the long term.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9146
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALÉRIA MOREIRA DE SOUSA.pdfTCC de Graduação1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.