Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9149
Título: | Educação Escolar Indígena: Desafios do processo da alfabetização bilíngue na Aldeia Taboca (Takwara), Terra Indígena Bacurizinho, Grajaú-MA |
Título(s) alternativo(s): | Indigenous School Education: Challenges of the bilingual literacy process in the Taboca Village (Takwara), Bacurizinho Indigenous Land, Grajaú-MA Educación Escolar Indígena: Desafíos del proceso de alfabetización bilingüe en la Aldea Taboca (Takwara), Tierra Indígena Bacurizinho, Grajaú-MA |
Autor(es): | GALVÃO, Rogério Marques |
Palavras-chave: | educação indígena; alfabetização bilíngue; Aldeia Taboca educación indígena; alfabetización bilingüe; Pueblo de Taboca indigenous education; bilingual literacy; Town of Taboca |
Data do documento: | 7-Abr-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este trabalho discorre sobre os desafios da Alfabetização Bilíngue, em especial as crianças do ensino fundamental, que se encontram na fase de alfabetização na Escola Indígena Taboca, localizada dentro da terra indígena Bacurizinho no município de Grajaú - MA. Tem objetivo de identificar de maneira específica, os obstáculos e avanços vivenciados pelos professores e alunos da aldeia em relação a educação escolar indígena intercultural e diferenciada. Apresenta os desafios detectados na escola indígena, os procedimentos metodológicos e os materiais didáticos utilizado na execução do ensino e aprendizagem desses alunos. No cenário histórico da educação, observa-se a luta constante que inicia desde o processo de colonização e, tomada as devidas proporções, permanece até os dias atuais, tendo em vista, a luta por direito e o cumprimento da educação específica e diferenciada. Neste olhar, a educação indígena evoca a relevância da manutenção da língua materna nativa, que valida seus direitos mediante a uma educação legítima e singular. A modalidade bilinguismo como ferramenta pluralista vem ocupando protagonismo em escolas que se propõe a incluir duas línguas na esfera educacional, englobando uma língua materna, da mesma forma uma segunda língua, com a finalidade de aproximar e atender as demanda cada vez maior de sociedades que interagem mutuamente umas com as outras. Da perspectiva metodológica, foi feito um trabalho do tipo etnográfico utilizando a observação e a descrição, além de entrevistas, como ferramentas centrais para chegar aos resultados. Constatou-se que a Pré-escola indígena na aldeia Taboca enfrenta a carência de recursos estruturais e infraestruturais, como a escassez de materiais didáticos, voltados para o ensino da língua materna, o que dificulta o processo de ensino e aprendizagem e da mesma forma impede a implementação e valorização dos modelos de ensino indígenas. Observou-se que, apesar dos avanços legais e dos esforços de professores e comunidades, a educação escolar indígena na Aldeia Taboca ainda enfrenta desafios profundos e que, para superá-los, são necessárias ações concretas, como: Investimento em infraestrutura: construção de escolas dignas, com espaços adequados à cultura local e recursos básicos; Formação de professores: ampliação de cursos específicos para educadores indígenas e garantia de sua atuação nas aldeias, dentre outras ações. O estudo reforça a importância de uma educação que não apenas alfabetize, mas também empodere os povos indígenas, preservando sua identidade e garantindo seus direitos. |
Descrição: | Este trabajo discute los desafíos de la Alfabetización Bilingüe, especialmente para los niños de la escuela primaria que están en la fase de alfabetización en la Escuela Indígena Taboca, ubicada dentro de la tierra indígena Bacurizinho en el municipio de Grajaú - MA. Se pretende identificar específicamente los obstáculos y avances que experimentan docentes y estudiantes de la vereda en relación a la educación escolar indígena intercultural y diferenciada. Se presentan los desafíos detectados en la escuela indígena, los procedimientos metodológicos y los materiales didácticos utilizados en la enseñanza y aprendizaje de estos estudiantes. En el escenario histórico de la educación, podemos observar la lucha constante que se inicia con el proceso de colonización y, tomando las proporciones debidas, continúa hasta nuestros días, con vistas a la lucha por el derecho y cumplimiento de una educación específica y diferenciada. En esta perspectiva, la educación indígena evoca la relevancia de mantener la lengua materna originaria, que valida sus derechos a través de una educación legítima y única. La modalidad del bilingüismo como herramienta pluralista ha venido tomando protagonismo en las escuelas que pretenden incluir dos lenguas en el ámbito educativo, abarcando tanto la lengua materna como la segunda lengua, con el objetivo de acercar y atender las cada vez mayores demandas de las sociedades que interactúan entre sí. Desde una perspectiva metodológica, se realizó un trabajo etnográfico utilizando la observación y la descripción, además de las entrevistas, como herramientas centrales para llegar a los resultados. Se encontró que la educación preescolar indígena de la aldea Taboca enfrenta una falta de recursos estructurales y de infraestructura, como la escasez de materiales didácticos, orientados a la enseñanza de la lengua materna, lo que dificulta el proceso de enseñanza y aprendizaje y de igual manera impide la implementación y valorización de los modelos de enseñanza indígenas. Se observó que, a pesar de los avances jurídicos y de los esfuerzos de profesores y comunidades, la educación escolar indígena en Aldeia Taboca aún enfrenta profundos desafíos y que, para superarlos, son necesarias acciones concretas, tales como: Inversión en infraestructura: construcción de escuelas dignas, con espacios adecuados a la cultura local y recursos básicos; Formación docente: ampliación de cursos específicos para educadores indígenas y asegurar su trabajo en las aldeas, entre otras acciones. El estudio refuerza la importancia de una educación que no sólo enseñe a leer y escribir, sino que también empodere a los pueblos indígenas, preservando su identidad y garantizando sus derechos.__________This paper discusses the challenges of bilingual literacy, especially for elementary school children who are in the literacy phase at the Taboca Indigenous School, located within the Bacurizinho Indigenous land in the municipality of Grajaú, MA. It aims to specifically identify the obstacles and progress experienced by teachers and students in the village in relation to intercultural and differentiated Indigenous school education. It presents the challenges identified in the Indigenous school, as well as the methodological procedures and teaching materials used in the teaching and learning of these students. In the historical context of education, we can observe the constant struggle that began with the colonization process and, taking due account of the situation, continues to this day, with a view to the fight for the right to and fulfillment of a specific and differentiated education. From this perspective, Indigenous education emphasizes the importance of maintaining the original mother tongue, which validates their rights through a legitimate and unique education. Bilingualism as a pluralistic tool has been gaining prominence in schools seeking to include two languages in their education, encompassing both the mother tongue and the second language, with the goal of meeting and addressing the ever-increasing demands of interacting societies. From a methodological perspective, ethnographic work was conducted using observation and description, as well as interviews, as central tools for obtaining results. It was found that Indigenous preschool education in the Taboca village faces a lack of structural and infrastructural resources, such as a shortage of teaching materials geared toward teaching the mother tongue. This hinders the teaching and learning process and also impedes the implementation and appreciation of Indigenous teaching models. It was observed that, despite legal advances and the efforts of teachers and communities, Indigenous school education in Aldeia Taboca still faces profound challenges, and to overcome them, concrete actions are necessary, such as: Investment in infrastructure: construction of decent schools, with spaces appropriate to the local culture and basic resources; Teacher training: expansion of specific courses for Indigenous educators and ensuring their employment in the villages, among other actions. The study reinforces the importance of an education that not only teaches reading and writing, but also empowers Indigenous peoples, preserving their identity and guaranteeing their rights. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9149 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROGÉRIO MARQUES GALVÃO.pdf | TCC de Graduação | 2,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.