Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9150
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Raiane Figueiredo | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T11:26:12Z | - |
dc.date.available | 2025-04-22T11:26:12Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9150 | - |
dc.description | El artículo tiene como objetivo discutir las actividades docentes frente a la pandemia de COVID-19, poniendo en agenda el proceso de enseñanza frente a diferentes públicos y los impactos que cada uno sufrió durante este período pandémico. La investigación realizada aquí tiene un carácter cualitativo, com el objetivo general de analizar la práctica del trabajo docente ante el escenario de pandemia en la Escuela Primaria del final de la Escuela Municipal Sirino Rodrigues del Municipio de Grajaú-MA, ubicada en una localidad de la ciudad. De esta manera, el análisis trajo algo de la importancia de los docentes como formadores e investigadores, destacando la situación que vivieron durante la pandemia. Para apoyar la investigación, los autores SILVA (2023); JARDÍN (2024); LIMA (2021); MIRANDA (2022) y otros. Utilizando el cuestionario de formularios de Google, se encontró que los docentes no estaban instruidos mental y físicamente, y que sufrían particularmente la falta de interacciones presenciales y la necesidad de adaptarse a la educación a distancia que no siempre ofrecía el apoyo adecuado debido a la falta de infraestructura y acceso tecnológico._______The article aims to discuss teaching activities in the face of the COVID-19 pandemic, putting the teaching process for different audiences on the agenda and the impacts each suffered during this pandemic period. The research conducted here is qualitative in nature, with the general objective of analyzing teaching practices in the context of the pandemic at the Sirino Rodrigues Municipal Elementary School in the Municipality of Grajaú, MA, located in a neighborhood of the city. In this way, the analysis highlighted the importance of teachers as educators and researchers, highlighting the situation they experienced during the pandemic. The authors, SILVA (2023); JARDÍN (2024); LIMA (2021); MIRANDA (2022), and others, supported the research. Using the Google Forms questionnaire, it was found that teachers were not mentally and physically trained, and that they suffered particularly from the lack of face-to-face interactions and the need to adapt to distance learning, which did not always offer adequate support due to a lack of infrastructure and technological access. | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo visa discutir a atuação docente frente a pandemia da COVID-19, colocando em pauta o processo de ensino diante de diversos públicos e os impactos que cada um sofreu nesse período pandêmico. A pesquisa aqui realizada tem um caráter qualitativo, tendo como objetivo geral analisar a prática de trabalho docente diante do cenário pandêmico no Ensino Fundamentalanos finais da Escola Municipal Sirino Rodrigues no Município de Grajaú-MA, localizada em um povoado da cidade. Desse modo, a análise trouxe um pouco da importância do professor enquanto formador e pesquisador dando ênfase para a situação que eles vivenciaram durante a pandemia. Para fundamentar a pesquisa foram utilizados os autores SILVA (2023); JARDIM (2024); LIMA (2021); MIRANDA (2022) e outros. Por meio do questionário Google forms, verificou-se que os professores não estavam instruídos mentalmente e fisicamente, além de que sofreram particularmente com a ausência de interações presenciais e a necessidade de adaptação a um ensino à distância que nem sempre oferecia suporte adequado devido à falta de infraestrutura e acesso tecnológico. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Pandemia; | pt_BR |
dc.subject | Atuação Docente; | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental anos finais; | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pandemic; | pt_BR |
dc.subject | Teaching Performance; | pt_BR |
dc.subject | Final Years of Elementary School; | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Pandemia; | pt_BR |
dc.subject | Docencia; | pt_BR |
dc.subject | Educación Primaria últimos años; | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.title | Desafios da atuação docente no contexto da pandemia no ensino fundamental anos finais da escola municipal Sirino Rodrigues em Grajaú-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Challenges of teaching in the context of the pandemic in elementary education final years of the Sirino Rodrigues municipal school in Grajaú-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Desafíos de la enseñanza en el contexto de la pandemia en los últimos años de la educación primaria de la escuela municipal Sirino Rodrigues de Grajaú-MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAIANE FIGUEIREDO SOUSA.pdf | TCC de Graduação | 541,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.