Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9163
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | LOBATO, Adryelle de Liz Castro | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T15:50:17Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24T15:50:17Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9163 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho aborda os desafios enfrentados por alunos com dislexia no processo de alfabetização e propõe estratégias pedagógicas inclusivas para promover uma educação equitativa e de qualidade. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, o objetivo é analisar, por meio de uma revisão de literatura, as práticas pedagógicas inclusivas voltadas para o processo de alfabetização de alunos com dislexia, identificando os desafios enfrentados por esses estudantes, as estratégias de intervenção utilizadas e o impacto das políticas educacionais inclusivas sobre o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, pois busca compreender, a partir da análise de obras acadêmicas, os significados e relações presentes nas produções sobre a dislexia e a alfabetização. O levantamento foi realizado por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a delimitação da área de conhecimento em Educação e Educação Especial, e o período de publicação de 2018 a 2022. Os trabalhos analisados evidenciam avanços nas práticas pedagógicas e contribuem para a compreensão de intervenções baseadas em evidências. Contudo, reforça-se a necessidade de mais estudos nacionais que considerem a realidade das escolas brasileiras. Conclui-se que o sucesso da educação inclusiva depende de ações integradas e de um compromisso coletivo com a equidade e a diversidade.__ABSTRACT: This paper addresses the challenges faced by students with dyslexia in the literacy process and proposes inclusive pedagogical strategies to promote an equitable and quality education. Through a literature review and qualitative approach, the aim is to analyze inclusive pedagogical practices aimed at the literacy process of students with dyslexia, identifying the challenges faced by these students, the intervention strategies used and the impact of inclusive educational policies on the teaching-learning process. The research is characterized as qualitative, as it seeks to understand, from the analysis of academic works, the meanings and relationships present in productions on dyslexia and literacy. The survey was carried out through the Portal of Periodicals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), with the delimitation of the area of knowledge in Education and Special Education, and the period of publication from 2018 to 2022. The studies analyzed show advances in pedagogical practices and contribute to understanding evidence-based interventions. However, the need for more national studies that consider the reality of Brazilian schools is reinforced. The conclusion is that the success of inclusive education depends on integrated actions and a collective commitment to equity and diversity. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | dislexia; | pt_BR |
dc.subject | alfabetização; | pt_BR |
dc.subject | educação inclusiva; | pt_BR |
dc.subject | estratégias pedagógicas; | pt_BR |
dc.subject | dyslexia, | pt_BR |
dc.subject | literacy; | pt_BR |
dc.subject | inclusive education; | pt_BR |
dc.subject | pedagogical strategies. | pt_BR |
dc.title | Transtorno específico da aprendizagem: os desafios do processo de alfabetização para alunos com dislexia | pt_BR |
dc.title.alternative | Specific learning disorder: the challenges of the literacy process for students with dyslexia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AdryelledeLiz.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 708,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.